Profissões do futuro: confira quem são os profissionais do amanhã

O mundo já mudou! E estar preparado para ele faz toda a diferença. Não é nada incomum vermos palpites de como será o amanhã, pessoas tentando adivinhar qual será a próxima grande mudança. Mas se pararmos para refletir não é preciso tanto esforço assim, é só olharmos para as tendências. O hoje já tem uma pitada do amanhã, afinal vivemos na era da revolução tecnológica e com frequência surgem novos aparelhos, novas plataformas, novas formas de fazer as coisas. Por isso, os profissionais do amanhã precisam estar preparados para essas mudanças. Confira 5 profissões do futuro:

1 – Especialista em ética de sourcing

As demandas por transparência estão cada vez mais altas, não basta mais ter o melhor produto, é preciso ter a melhor conduta. Dessa maneira, o profissional em ética sourcing fica responsável por acompanhar os acordos de bens e serviços, com o intuito de garantir que os gastos indiretos da empresa estejam alinhados com os padrões de ética de seus públicos. Para essa profissão consideram-se essenciais as formações em direito ou gestão pública, bem como habilidades de comunicação e negociação.

2 –  Gestor de equipe humano-máquinas

Embora as equipes humanas sejam indispensáveis em qualquer contexto, em muitos setores a tendência é de automatização quase completa. Dessa forma, se faz necessários profissionais que possam gerir essas equipes híbridas, garantindo os melhores resultados. Aqui destacam-se as formações em recursos humanos, neurociência, ciência da computação, assim como os conhecimentos UI/UX.

3 – Analista de quantum machine learning

Com a quantidade de coisas geridas por algoritmos e sistemas digitais. É indispensável um profissional que trabalhe para desenvolver soluções de ponta com o objetivo de aumentar a velocidade e melhorar a performance. Nesse sentido, é fundamental ter uma pós-graduação na área e anos de experiência com machine learning, computação quântica ou data Science, além de um perfil criativo.

4 – Analista de big data

O mundo está conectado e isso gera uma quantidade absurda de dados. Como lidar com esse volume? Como gerir e analisar essas informações? São essas as questões que norteiam esse profissional. Hoje os dados são muito valiosos para todas as instituições e podem ser usados para os mais diversos objetivos. Sendo assim a analista de dados precisa saber sobre finanças, matemática e data Science.

5 – Construtor de jornadas de realidade aumentada

A tecnologia de realidade aumentada vem se tornando uma grande tendência. Dessa maneira, aumenta-se a tendência por profissionais que possam projetar, escrever, criar e gamificar jornadas de realidade aumentada. Para isso, ter experiência com jogos competitivos multiplayer, familiaridade com tecnologias como Microsfot HoloLens e Facebook Oculus e com metaversos de conteúdo é importante, bem como muita criatividade.

As novas tecnologias podem assustar, assistir as revoluções que impactam o cotidiano pode dar a impressão de que tudo vai ficar ultrapassado. Contudo as habilidades humanas sempre serão necessárias, mesmo que para gerir máquinas. As profissões do futuro vão precisar aliar os avanços, as soft skills e a experiência humana!

Leave a Comment