Nesse sentido, destaca-se o brincar como fio condutor principalmente na Educação Infantil, mas também nos Ensino Fundamental Anos Iniciais, como meio privilegiado para interação e elaboração de conhecimentos pelas crianças, entendendo-se que estará permeando as experiências de aprendizagem relacionadas aos Campos de Experiências ou Componentes Curriculares explorados.
Ao se eleger o brincar como cerne do currículo, potencializam-se as situações de aprendizagem, respeitando-se e propiciando o desenvolvimento integral das crianças, em que as ações e as ideias veiculadas durante as representações simbólicas farão interface entre as muitas linguagens vivenciadas e exploradas no cotidiano da Instituição.
O brincar é considerado uma categoria que permeia o fazer pedagógico na educação, assim está se optando por pressupostos teóricos que atribuem visibilidade e importância à infância enquanto objeto científico com valor em si próprio, ou seja, as crianças não aprendem apenas quando os adultos lhes ensinam, mas aprendem, sobretudo, por meio das relações que estabelecem com seus pares, pois por meio das brincadeiras, recriam o mundo social e cultural.
O brincar, nesse sentido, será o principal instrumento para a aprendizagem e, longe de ser uma atividade supérflua, pode ser representado, assim como a construção do conhecimento, como uma espiral, pois, à medida que a criança amplia suas vivências, suas noções e fundamentos, traz para suas brincadeiras o que está elaborando e reconstruindo.
Diferenciais:
Direitos de aprendizagem: abrangendo o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se;
Individualidade: em nossa escola, todas as crianças são conhecidas e respeitadas por sua individualidade, utilizando uma série de recursos e metodologias pedagógicas adequadas à realidade da atual geração para fornecer a nossos alunos a motivação correta;
Infância: aqui respeitamos a infância e à maturidade de cada criança;
Planejamento docente direcionado também para a exploração de espaços externos, experimentos, brincadeiras e atividades lúdicas que objetivem o desenvolvimento cognitivo e social;
Inglês: o contato com a segunda língua nesta etapa da educação faz com que a criança aprenda o inglês juntamente com o português, o que permite que o cérebro tenha mais facilidade para trocar de língua ao se comunicar.
Material didático: a Educação Infantil utiliza a coleção Gressus da Editora Poliedro
A coleção Gressus atende a crianças de 2 a 5 anos de idade e proporciona uma aprendizagem significativa, contextualizada e de qualidade para a primeira infância.
Referenciada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção traz como seu principal objetivo a valorização da criança no processo de aprendizagem, enfatizando a construção do conhecimento e as diversas linguagens que ela utiliza para se expressar.
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