Atividades Extracurriculares

O Colégio Acesso oferece diversas modalidades para o desenvolvimento dos alunos. Cada modalidade é direcionada para uma faixa etária. As atividades extracurriculares acontecem após o término das aulas, no período da tarde. São elas:

Modalidades

A aula de dança é uma parceria com a empresa Happy Dance da Profª Márcia Macedo. A modalidade tem como foco o movimento expressivo e criativo da criança e do adolescente, buscando explorar, pensar, criar e experimentar o movimento, por meio da consciência corporal, improvisação, exercícios específicos e alongamentos. Proporciona aos alunos a riqueza de possibilidades que contribuirão na formação e no desenvolvimento integral de sua personalidade, desenvolvendo valores educacionais e pedagógicos.

O Prof. Eliel trabalha as três modalidades durante as aulas da Escolinha de Esportes. Os esportes coletivos ajudam no desenvolvimento físico e mental, na socialização, além de contribuírem para o incentivo à prática de esportes durante toda a vida. O esporte auxilia o desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, melhora a respiração, tonifica a musculatura, faz com que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e a tomarem decisões rápidas e objetivas.

  • Do 5º ao 9º ano.
  • Aulas de 1h30min | 2 vezes na semana.

Os professores trabalham com as categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-16. O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e além de ajudar muito na socialização, aumenta a potência muscular das pernas, melhora a capacidade cardiovascular, estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, a visão periférica e oxigena o sangue.

  • Do Pré II ao Ensino Médio.
  • Aulas de 1h ou 2 horas | 2 vezes na semana.

Aulas de ginástica rítmica. Os treinos são uma ótima válvula de escape para crianças agitadas e contribuem para o equilíbrio e flexibilidade. Por conta do conjunto música + coreografia + manuseio de acessórios, o esporte incentiva a capacidade psicomotora das crianças, desenvolve o raciocínio lógico, agilidade e reflexos. Além disso, a GR ajuda no desenvolvimento das capacidades cardíacas e respiratórias e no fortalecimento muscular.

  • De 3 a 12 anos.
  • Aulas de 1h | 2 vezes na semana.

Ao jogar xadrez o aluno pode adquirir e desenvolver habilidades como maior desenvoltura ao tomar decisões, treinamento do pensamento crítico, maturidade intelectual, análise de consequências, aumento da disciplina, responsabilidade nas ações, antecipação e velocidade de pensamento.

  • De 6 a 14 anos.
  • Aulas de 1h | 2 vezes na semana.

A prática do judô desenvolve a coordenação motora da criança por meio de movimentos novos e diferentes, contribuindo para um maior domínio corporal, socialização, melhorando a autoestima, autoconfiança e contribuindo positivamente no rendimento escolar. Além disso, o judô consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que essa arte tem sua filosofia voltada para o bem-estar físico, mental e social.

  • Do 1º ao 5º ano.
  • Aulas de 1h | 2 vezes na semana.

A aula de música é uma parceria com a empresa Groove Arte + Cultura da Profª Ana Carolina Tavares. A modalidade tem como foco o desenvolvimento da expressão corporal, foco, coordenação motora, criatividade, contato com outras culturas, socialização, memória e desenvolvimento da linguagem, além de aprender a tocar um instrumento musical.

  • Do 1º ao 9º ano.
  • Aulas de 1h | 1 vez ou 2 vezes na semana.

As aulas de circo são uma parceria com a empresa Happy Dance da Profª Márcia Macedo. A prática circense contribui para a compreensão e percepção do corpo, estimula a criatividade, a sensibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação motora, além de formar cidadãos aptos a vencer desafios e a transpor limites.

  • De 5 a 12 anos.
  • Aulas de 1h | 1 vez ou 2 vezes na semana.

O Super Cérebro é um método inovador de desenvolvimento cognitivo (raciocínio lógico, cálculo mental, memória e concentração) e social (liderança, estratégia, sociabilidade e cooperativismo), que combina o ensino do Soroban (ábaco japonês), jogos de tabuleiro importados e jogos manuais.

  • A partir dos 5 anos.
  • Aulas de 1h40 | 1 vez ou 2 vezes na semana.

Projetos

Durante o ano letivo os alunos são envolvidos em trabalhos realizados com projetos, os quais objetivam enriquecer a atividade com os conteúdos desenvolvidos em sala. Entre os projetos estão:

Mostra Cultural / Projetos Interdisciplinares

Estudo realizado com orientação dos professores, relacionado aos conteúdos trabalhados durante o ano letivo, os quais são apresentados aos pais e comunidade educativa no final do segundo semestre.

Ações Voluntárias

Projetos realizados em cada turma ou no colégio como um todo, com a finalidade de desenvolver a solidariedade entre os alunos. São programadas campanhas, ações e apresentações que são encaminhadas às instituições.

Aulas de Campo

Durante o ano letivo, como forma de enriquecer e ilustrar os conteúdos trabalhados em sala de aula, ocorrem saídas em lugares previamente agendados para cada série (ano).

Literatura

Durante o ano letivo os alunos são envolvidos constantemente com a leitura de livros. Em cada bimestre, além das opções livres de empréstimo da biblioteca, os alunos fazem a leitura obrigatória, dirigida pelo professor. Também acontece, no mínimo duas vezes ao ano, a Feira do Livro no Colégio.

Filosofia

Os alunos do 6.° ao 9.° ano participam de projetos direcionados bimestralmente com temas que envolvem os desafios contemporâneos para serem trabalhados com os conteúdos de Filosofia, entre eles: qualidade de vida, saúde, violência, cultura afro-brasileira e indígena, ética, cidadania e valores.

Novidades

Atividade de Halloween ensina e diverte alunos da sede Hauer

No dia 31 de outubro, quinta-feira, os alunos da sede Hauer do Colégio Acesso aproveitaram uma divertida atividade sobre o Halloween….

Alunos da sede Campo Largo aproveitam atividade de Halloween

No dia 31 de outubro, quinta-feira, os alunos do Colégio Acesso Campo Largo aproveitaram uma atividade sobre o Halloween. Alunos, professores…

Jogo de Tabuleiro ensina regras de uso de crase para alunos da 2ª série de Fazenda Rio Grande

Durante uma atividade prática na aula de Português Os alunos da 2ª série do Colégio Acesso de Fazenda Rio Grande aprenderam…