Vamos falar de soft skills?

Trabalhar em equipe, ter facilidade de comunicação, ser empático com o próximo, resiliente e colaborativo são algumas habilidades que não necessariamente estão na grade curricular tradicional, mas que sim, fazem parte da formação e desenvolvimento integral do aluno, e podem ser trabalhadas no dia a dia da sala de aula. Então, vamos falar de soft skills?

Diferentemente das hard skills que são conhecimentos técnicos, como, por exemplo, saber falar outro idioma, as soft skills são mais voltadas ao indivíduo de forma integral e tem a ver com as suas habilidades comportamentais, que são adquiridas por meio de experiências e situações do cotidiano e, ainda, refletem diretamente nas diferentes áreas da vida: social, pessoal e emocional.

Por isso, trabalhar as soft skills desde a infância traz impactos positivos na vida de cada estudante. E o ambiente escolar é ideal para desenvolver essas habilidades. Isso porque, nos primeiros anos de vida, a única referência que a criança tem é com a família, em casa, nas interações do dia a dia. Mas na escola esse universo se expande e toma diferentes formas que podem ser exploradas e vividas para o desenvolvimento do pequeno.

Incentive atividades em grupos

O ser humano é um ser social, estar com os pares e se relacionar faz parte do desenvolvimento de todos. Dessa forma, atividades coletivas são essenciais para trabalhar a comunicação e interação saudável. É com o outro que se aprende quais são os limites, entende as diferenças e, principalmente, recebe os estímulos e age de forma respeitosa, exercitando também, a empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro.

Promova o pensamento crítico

Na era da informação, onde há um turbilhão de conteúdos sendo divulgados o tempo todo, o senso crítico é uma soft skill importante a ser trabalhada. 

Pensar criticamente envolve a capacidade de defender as próprias ideias, a partir da argumentação. E ainda, ter a possibilidade de, com um novo conhecimento, mudar de opinião.

No ambiente escolar isso pode ser estimulado por meio de debates, seminários  e apresentações. De forma a deixar os alunos à vontade para contribuírem com a problemática proposta. Inclusive, com o incentivo à elaboração de perguntas dentro do tema para motivar a reflexão.

Reforce os vínculos e autoestima dos alunos

O desenvolvimento emocional, assim como a saúde mental são importantes para que a criança estabeleça vínculos saudáveis com as pessoas à sua volta. Assim, ela consegue construir boas relações e ainda inteligência emocional para lidar com os desafios do seu dia a dia, reflexos que são levados para a vida adulta.

E tudo isso com a bagagem de uma boa autoestima, que não tem a ver com questão estética, mas com a consciência de suas capacidades e habilidades. Sendo assim, a criança consegue lidar melhor com frustrações e entende as suas responsabilidades. Nessa fase da vida, as emoções ainda são confusas, por isso a ajuda de um adulto é sempre válida.

Portanto, desenvolver as soft skills na infância é pertinente para todas as esferas da vida dos alunos futuramente. Inclusive na execução das hard skills. Assim, a escola é um ótimo lugar para olhar com atenção para essas habilidades, propondo atividades e intervenções que estimulem esse desenvolvimento.

Leave a Comment