Água: educação para um consumo consciente

Desde o ano passado, o Paraná e outros estados têm sido atingidos por um período de estiagem – falta de chuva – o que gera, dentre outros problemas, o racionamento da água. O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) chegaram a 49,7%, no início de agosto, ou seja, menos da metade da capacidade. Isso ocasionou um modelo mais rígido no fornecimento de água em toda região.

Atualmente, 14 cidades da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a capital, têm fornecimento de água durante 60 horas e suspensão de até 36 horas.

E na equação dessa conta do uso da água estão as crianças, que são o futuro do planeta, podendo ser agentes de mudanças ao olhar de maneira mais cuidadosa os recursos naturais disponíveis.

Sendo assim, você já ouviu aquele ditado que de pouquinho em pouquinho se chega lá? Então, pequenas ações cotidianas podem fazer toda a diferença para tratar desse recurso tão rico e precioso no nosso dia a dia.

Diante disso, ensinar aos jovens, desde cedo, bons hábitos para economizar água, além de outras atividades que incentivem o uso consciente desse bem é essencial para garantir o futuro das próximas gerações. Confira algumas dicas!

1. De onde vem a água?

Uma ótima dica para fazer os pequenos refletirem sobre o uso da água é mostrar de onde ela vem. É muito comum abrir a torneira e apenas usufruir desse recurso, mas ter a consciência de que o nosso planeta tem 70% da superfície coberta por água, mas que somente 2% é potável e, ainda, para chegar até às nossas casas há um longo caminho e muitas coisas envolvidas, não é tão simples. Desde a retirada da água no rio, até as estações de tratamento, além de todas as pessoas que trabalham nesse processo. Assim, com esse conhecimento a criança consegue entender como esse bem é valioso e porquê devemos cuidar dele.

2. Uso consciente da água durante a higiene pessoal

Fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos ou escovar os dentes. Além de não abrir a torneira com uma quantidade desnecessária, são atitudes que ajudam a reduzir o desperdício.

A hora do banho é aquele momento divertido, com uma água quentinha, sabão, e aprendizado sobre como se higienizar, mas não é lugar para ficar horas com o chuveiro ligado. Incentive sempre o seu filho (a) a desligar a ducha para se ensaboar. Além de dar os parabéns caso ele tome banhos não tão demorados para engajá-lo e motivá-lo a continuar com as boas práticas!

Ainda no banheiro, é ideal comentar sobre não jogar papel no vaso e dar a descarga corretamente.

3. Reutilize a água

Quando está chovendo, podem-se colocar baldes no pátio para recolher um pouco de água e utilizar depois para lavar a calçada ou o carro. A água da máquina de lavar roupa também pode ser reaproveitada para lavar o banheiro, o chão, entre outros.

Além disso, definir metas junto com o seu filho (a) pode ser uma ótima maneira de incentivá-lo nas atividades diárias que utilizem água. Por exemplo: reduzir o tempo do banho para 10 minutos, enquanto ensaboa a louça, a torneira deve sempre estar fechada, toda vez que a máquina de lavar estiver funcionando, já pensar em algum uso para a água que ela vai despejar.

Com essas ações simples no dia a dia é possível fazer uma enorme diferença lá na frente!

Leave a Comment