Dia do professor: além da sala de aula

No Brasil, 15 de outubro é o Dia do Professor! A data foi oficializada como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963. A celebração faz referência ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I criou a lei imperial conhecida como “Escola das primeiras letras”, que estabelecia o ensino elementar no Brasil.

A data também possui uma celebração em âmbito mundial. Com o intuito de homenagear o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população, a UNESCO criou em 1984 o Dia Mundial do Professor, que passou a ser comemorado em 05 de outubro.

Por isso, para prestigiar esse dia, separamos três professores da ficção que representam profissionais que vão além da sala de aula.

1 – Jennifer Honey

Quem abre nossa lista é uma das personagens do clássico de 1996, “Matilda”. No filme a professora Honey é uma das únicas adultas que consegue enxergar o verdadeiro potencial da protagonista. Sempre gentil, ela se esforça ao máximo para fazer da sala de aula um lugar acolhedor para os alunos, apesar de todas as limitações da escola. Focada em um ensino humano, a professora se mostra atenta ao potencial individual de cada aluno e a melhor maneira de desenvolvê-lo.

“A professora de Matilda, senhorita Honey, era daquelas pessoas incríveis que valoriza cada criança por quem ela é” – Matilda, 1996.

2 – Erin Gruwell

Baseado em uma história real, o filme “Escritores da Liberdade”, de 2007, apresenta a professora Erin Gruwell. Embora ciente das limitações da escola, situada em um bairro pobre, marcado pela violência e preconceito, a personagem não desiste de fazer a diferença. Mostrando que a vivência em sala de aula pode ir muito além e transformar a realidade dos alunos.

“É a única pessoa [professora Erin Gruwell] que me fez ter esperança” – Escritores da Liberdade, 2007.

3 – John Keating

Em “Sociedade dos Poetas Mortos”, de 1986, conhecemos o professor de literatura John Keating. Novo no tradicional e rigoroso colégio interno para homens, ele chega disposto a quebrar paradigmas incentivando a criatividade, bem como o pensamento crítico. Assim, ao elaborar dinâmicas para ensinar poesia, o professor encoraja os alunos a pensar como grandes poetas, aproveitando o que de melhor a vida tem para oferecer.

“Você deve se esforçar para encontrar sua própria voz, porque quanto mais esperar para começar, menos provável será que a encontre” – Sociedade dos Poetas Mortos, de 1986.

Que neste mês em que celebramos o Dia do Professor possamos valorizar ainda mais esses profissionais, cujo trabalho excelente vai além da sala de aula, pois o levamos para vida toda. Feliz Dia do Professor!

Leave a Comment