Vamos conversar sobre sedentarismo infantil?

O sedentarismo infantil cresce a cada dia, principalmente durante as férias.  De acordo com  HYPERLINK “https://aps.saude.gov.br/ape/promocaosaude/excesso”dados do Ministério da Saúde, 6,4 milhões de crianças sofrem com excesso de peso no Brasil, sendo que 3,1 milhões desses casos já evoluíram para obesidade. A falta de hábitos saudáveis é o principal fator que impacta diretamente na saúde de todos, inclusive das crianças e adolescentes. Além disso, a obesidade contribui para o surgimento de outras doenças, como diabetes, problemas ortopédicos, distúrbios psicológicos, doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Brasil é o país mais sedentário da América Latina

Conforme o levantamento do  HYPERLINK “https://www.ibge.gov.br/”Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos brasileiros são sedentários. Este número, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coloca o Brasil como o mais sedentário da América Latina e o quinto no ranking mundial.

Dessa forma, é sempre importante ressaltar que  HYPERLINK “https://www.cursoacesso.com.br/os-beneficios-do-esporte/”a prática esportiva traz inúmeros benefícios à saúde. Entre as principais vantagens estão: o combate ao sedentarismo, a obesidade, a prevenção às doenças citadas acima, o estímulo à convivência em grupos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, além de fazer bem para a autoestima e à saúde mental.

Descanso saudável

Durante as férias escolares há uma preocupação da família e professores com a falta de atividades que movimentam o corpo. Contudo, a solução é continuar incentivando essas atividades. A professora de Educação Física na unidade Acesso Campo Largo, Vania Sávio, destaca que o descanso durante as férias é necessário, mas as atividades físicas devem continuar sendo realizadas. “É necessário realizar atividades que envolvam toda a família, tais atividades precisam ser divertidas e contagiantes, realizar atividades ao ar livre é uma ótima opção”, enfatiza.

A prática regular de exercícios físicos é importante para manter uma boa saúde física, mental, emocional e social, tanto de crianças quanto adolescentes. A prática melhora a capacidade cardiopulmonar, o desenvolvimento psicomotor, a sociabilização, a disciplina, bem como ajuda na manutenção do peso adequado para idade.

É importante que a prática de atividades físicas seja incentivada desde a infância, mas é preciso respeitar a preferência da criança pela atividade escolhida. “Tais atividades desenvolvem um corpo saudável, fortalecem ossos e músculos, aumentam a força e a resistência, desenvolvem as habilidades globais, incentivam a convivência com outras crianças e trabalham a comunicação, mas para isso essas atividades devem ser divertidas”, acrescenta a professora Vania.

Excesso de telas e o sedentarismo infantil

Outra preocupação recorrente dos responsáveis e que pode contribuir para o sedentarismo infantil é o excesso de telas. Com a pandemia, o número do uso de telas (celulares, tablets, vídeo games, entre outros) por crianças e adolescentes aumentou. O uso excessivo dessas tecnologias causa mudanças extremas no comportamento de crianças e adolescentes e que são muito significativas, pois alteram o comportamento causando irritação, depressão e dificuldade de aprendizado em muitas crianças.

O principal aliado no combate ao sedentarismo infantil

Um parceiro muito importante na luta contra o sedentarismo infantil é o apoio da família. Atividades prazerosas, como recreação, andar de bicicleta, de patins, andar, correr, fazer trilhas, é fundamental. “Realizar exercícios com quem amamos torna as atividades mais prazerosas, e também motiva a criança e o adolescente a ter uma vida mais saudável”, destaca a professora Vania.

Além de realizar atividades físicas, também é importante ficar atento a  HYPERLINK “https://www.cursoacesso.com.br/a-importancia-da-alimentacao-na-escola/”alimentação e manter-se hidratado antes e durante a prática dos exercícios, pois esses hábitos ajudam a manter a saúde em dia. “Incluir frutas, verduras e legumes na alimentação é muito importante, pois esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, água e fibras”, finaliza a professora Vania Sávio.

Leave a Comment