6 podcasts para potencializar os estudos para o vestibular

As tecnologias podem ser fortes aliadas dos estudos. Os podcasts estão se tornando cada vez mais um canal de comunicação, tanto como fonte de informação, como estudos. Comparados a um programa de rádio, com a liberdade de ouvir o que, quando e onde estiver, basta ter um celular com dados móveis e fones de ouvidos, assim é possível ouvir no ônibus, no carro e academia ou enquanto realiza outras atividades em casa. É uma ótima maneira de otimizar o tempo e se livrar de situações entediantes, como lavar e secar a louça ou arrumar a cama.

Se você possui algum canal de streaming pago ou não, basta acessar, seguir e até mesmo baixar os episódios favoritos. Além disso, a maioria não costuma ter anúncios de propagandas no meio, isso é ótimo, pois evita a quebra do raciocínio no meio do programa. Um outro ponto muito positivo dos podcasts é sobre eles tratarem de assuntos da atualidade, tão importantes para a prova do vestibular e, principalmente, para a redação.

E para quem irá prestar vestibular em 2021, falaremos dos podcasts e daremos dicas dos programas disponíveis para potencializar os estudos. Saiba quais são os 6 podcasts para potencializar os estudos para o vestibular:

Marca Texto
O Marca Texto é um podcast para os vestibulandos e também para qualquer amante da literatura. Cada episódio tem duração média de 30 minutos e um novo episódio é lançado toda segunda-feira.

Dá Ideia
O Dá Ideia é um podcast quinzenal para você ficar por dentro dos assuntos da atualidade. Aprenda e se prepare para as provas, de forma divertida, enquanto está no trajeto do curso, na academia ou em outros lugares.

Projeto redação
O Projeto Redação é um site de correção profissional e colaborativa de redações. Você estuda praticando sua escrita e lendo redações de outros estudantes.

Filosofia Pop
O Filosofia Pop visa divulgar Filosofia como parte da cultura, promovendo o diálogo com diferentes áreas do conhecimento. Embora não seja um conteúdo exclusivo de estudos para o vestibular, a riqueza com que os episódios são feitos serve para te ajudar a aprofundar nas questões tratadas. É possível acessar pelo Apple Podcasts ou o Google Podcasts, além do Spotfy.

30 minutos
O podcast 30 minutos aborda a literatura de uma maneira leve e descontraída, com o objetivo de mostra-la como algo vivo, caloroso e acessível para todo mundo. O 30 min também dá dicas de como se organizar para que as horas de estudos sejam eficientes.

Escriba Café
O Escriba Cafe é o primeiro podcast de história do Brasil e, também, o primeiro no formato storytelling. Através de muita pesquisa e extremo cuidado técnico na gravação e edição, o resultado é uma experiência sonora diferente, que traz conhecimento com emoção. Produzido desde 2004, o Escriba Cafe já foi eleito duas vezes o melhor podcast do Brasil e ficou entre os finalistas entre os melhores do mundo pela Deutsche-Welle.

E aí? Conte para gente qual podcast faz parte da sua playlist!