Arraiá do Acesso terá tradição e atividades típicas das festas juninas
A festa de São João acontece tradicionalmente no mês de junho e é uma das comemorações mais aguardadas por adultos e crianças por ser uma festa muito alegre, com diversas atividades, comidas típicas, músicas e danças. As festas juninas são muito comuns em todas as regiões do Brasil, especialmente na região nordeste. Mas há muitos anos já ganharam os quatro cantos do país.
A festa de São João engaja toda comunidade, nos bairros ou nas escolas, e levam pais e alunos a participarem de alguma forma da preparação da festa. Este ano ainda não será possível dançar a quadrilha e abrir o colégio para a festança, mas o “arraiá” vai acontecer sim, “sinhô”. Nas próximas duas semanas, muita tradição e atividades típicas serão aplicadas nas unidades dos colégios, além das deliciosas comidas que farão parte do cardápio.
E, se o assunto é tradição. Você sabe como surgiram as Festas de São João?
Sabe-se que os portugueses trouxeram a festa para o Brasil. Até então era uma comemoração muito religiosa, pois no mês de junho comemora-se os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro. No decorrer dos anos, as festas juninas ganharam algumas variações, porém nem tudo mudou. As roupas estilo caipira, as músicas, danças e as delícias típicas permanecem até hoje. E é sobre isso que vamos falar agora:
Música
As músicas são sempre muito animadas, o forró é o gênero mais tradicional, pois traz elementos como a sanfona, acordeom e o triângulo.
Dança
As danças coreografadas são um show à parte, a mais tradicional é a quadrilha, com longos ensaios e coreografias, reúne dezenas de pessoas em uma grande roda.
Roupas
As mulheres costumam vestir vestidos coloridos, com estampas xadrez e floral, capricham nas fitas tanto no vestido como nos cabelos. Já os homens usam jeans remendados, camisas xadrez e o tradicional chapéu de palha.
Culinária
A culinária típica de São João é de dar água na boca, as receitas à base de milho dão sabor para as delícias. Além do milho, o pinhão, quentão e o cachorro quente também fazem parte da fartura da mesa. Falando em milho, que tal preparar um bolo de milho de caneca para comemorar a data? Anote os ingredientes e aproveite:
INGREDIENTES
¼ de xícara (chá) de milho-verde cozido (em lata)
¼ de xícara (chá) de leite de coco
1 ovo
¼ de xícara (chá) de óleo
¼ de xícara (chá) de açúcar
¼ de xícara (chá) de fubá
½ colher (sopa) de fermento em pó
canela em pó a gosto
MODO DE PREPARO
Escorra os grãos da lata de milho numa peneira e reserve.
coloque o leite de coco, o óleo, o ovo, 2 colheres (sopa) do milho e o açúcar no liquidificador e bata bem até ficar liso. Transfira para uma tigela e misture o restante dos ingredientes com um garfo. Divida a massa em 3 canecas grandes – preencha até metade da capacidade, os bolinhos crescem ao assar.
Leve as canecas ao micro-ondas para rodar, em potência alta, por 3 minutos – para verificar se estão assados espete um palito, se sair limpo estão prontos, caso contrário deixe rodar por mais 1 minuto.
Com cuidado para não se queimar, retire as canecas do micro-ondas e sirva os bolinhos ainda quentes (ou mornos) polvilhados com canela em pó a gosto.
FORNO CONVENCIONAL
Se você preferir, pode assar os bolinhos no forno convencional preaquecido a 180 ºC (temperatura média) por 20 minutos.
Leave a Comment