O que não pode faltar na escola do seu filho

Hora da rematrícula ou primeira escola do seu filho? Seja qual for o seu caso, saber qual a escola ideal para o seu filho pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. São muitas as opções e você nem sempre tem certeza do que precisa avaliar nas instituições de ensino. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento tão importante!

A idade do seu filho e as suas necessidades

Aos seis anos de idade já é possível desenvolver com o aluno múltiplas formas de comunicação. Além do incentivo da expressão, compreensão e interação social. Assim como o início do processo da alfabetização.

Portanto, se o seu filho for mais novo ou mais velho, terá outras demandas que você precisa se atentar para que acompanhe o desenvolvimento integral dele.

Afinidade de ideias entre escola e família

Qual educação você quer para o seu filho? O que  você considera importante para que sua criança se desenvolva como estudante e ser humano? Então, a dica é buscar o tipo de educação que você gostaria que ele tivesse, de forma que esteja de acordo com suas crenças e valores.

Método de ensino

Tradicional, construtivista, montessoriana ou waldorf? Você sabia que há diferentes métodos de ensino? Sim, isso mesmo! Cada vertente tem uma abordagem distinta. Sendo assim, a tradicional é a mais comum nas escolas brasileiras. Nesse estilo, o foco está no professor, que repassa o conhecimento ao aluno. Assim, o estudante comprova esses ensinamentos por meio de avaliações periódicas.

Enquanto nas linhas construtivista e montessoriana o estudante constrói o conhecimento de maneira ativa e não passivamente. E, por último, o método Waldorf busca equilibrar os aspectos cognitivos com o desenvolvimento de habilidades artísticas, musicais e de dramatização.

Porém, mais do que saber se a escola é construtivista, tradicional ou montessoriana, o ideal é conferir como é o dia a dia da criança. Tire todas as suas dúvidas em relação à orientação pedagógica: como é o processo de aprendizagem, qual o papel do professor, entre outros.

Infraestrutura da instituição

A infraestrutura escolar impacta diretamente no processo de aprendizado dos alunos. Afinal, quando a escola possui um espaço acolhedor e confortável, os estudantes se sentem mais motivados.

Desse modo, ambientes de estudo, biblioteca, espaço adequado para as atividades externas e de esportes fazem toda a diferença. Bem como, espaços equipados com tecnologias e ferramentas que possam complementar o que foi visto em sala de aula.

Além de analisar a própria dinâmica da sala de aula: quantos alunos há por turma? O professor é acompanhado por algum auxiliar?

Pensar no futuro

Instituições que vão além do beabá tem sido uma ótima opção. Ambientes que proporcionem a evolução integral dos alunos e que trabalhem as questões socioemocionais fazem toda a diferença lá na frente. 

Por fim, faça uma lista com as suas prioridades e fatores que uma escola deve ter. É interessante que sejam feitas visitas às instituições. Essa ida pode ser feita, inclusive, com a presença do seu filho. Assim ambos conhecem o espaço e veem se tudo está dentro das expectativas.

Você já conhece nossas unidades? Te esperamos por aqui. Agende uma visita.

Leave a Comment