O impacto da leitura no cotidiano

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de Abril, sendo a data uma homenagem ao aniversário do autor Monteiro Lobato, considerado o pai desse gênero no Brasil e responsável por obras clássicas como Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939). O objetivo da oficialização da data é promover o impacto positivo da leitura, acima de tudo, nos primeiros anos da educação infantil.

A leitura está essencialmente ligada ao processo de alfabetização e criatividade. Além disso, contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Dessa maneira, precisa ser incentivada durante todas as fases da vida, por isso é tão importante criar o hábito de ler e, mais do que isso, incentivar para que as novas gerações conheçam o impacto da leitura no cotidiano.

A leitura é exercício para o cérebro

Você sabia que o cérebro precisa ser estimulado diariamente? De acordo com o pesquisador Augusto Buchweitz, do Instituto do Cérebro (InsCer), a leitura pode funcionar como um exercício para o cérebro. Afinal, envolve diversos aspectos como a imaginação e a aprendizagem.  Ela pode, ainda, ajudar na saúde mental e promover muitos benefícios.

O impacto da leitura no vestibular

Ao realizar uma prova, você vai precisar que a sua leitura esteja desenvolvida, independente da disciplina, afinal, interpretação de texto é essencial, independente da disciplina abordada, mas é na redação que ela se torna um diferencial assustadoramente incrível e sim, é indispensável. Ela pode ser a garantia no sucesso do seu texto. Então confira alguns benefícios da leitura que podem ser muito úteis na hora do vestibular:

  • Melhora a concentração, a memória e o raciocínio;
  • Ajuda a organizar pensamentos. Por meio da leitura é possível conhecer diversas formas de expressar uma mesma ideia;
  • Constrói repertório ao passo que permite o contato com diferentes temas;
  • Desenvolve a escrita, amplia o vocabulário e auxilia na interpretação de texto.

Leitura como hábito

No nosso cotidiano é natural que todos encarem tarefas difíceis. Mas se transformarmos essas tarefas em hábitos, elas podem ser mais simples, menos maçantes e, quem sabe, até prazerosas conforme o domínio que se adquire.

Um hábito é uma ação que foi assimilada ao ponto de tornar-se uma atitude espontânea. No livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg apresenta um estudo que nos mostra dados interessantes sobre o tema, como o fato de que cerca de 40% das decisões que tomamos diariamente são baseadas neles, os hábitos.

Dessa forma, o autor discute a importância de entender o que são e como funcionam. De acordo com ele, existe um loop que funciona da seguinte maneira:

  • Deixa: um gatilho que dispara um sinal no cérebro para a realização da rotina;
  • Pode ser um local, um objeto, um sentimento;
  • Rotina: é a atividade que você realiza quando se depara com a deixa;
  • Recompensa: prêmio ou sensação que vem como resultado da rotina. Quanto mais prazerosa ela for, maior será a vontade de realizá-la.

Para desenvolver a leitura é preciso encará-la como um hábito. Focando na relação entre a recompensa e a deixa.

É preciso estabelecer uma deixa clara, por exemplo, leia sempre no mesmo horário e comece com livros que sejam do seu interesse, assim você vai ter como recompensa o entretenimento e os benefícios do impacto da leitura no cotidiano.

Para aprender mais sobre a importância dos hábitos, você também pode consultar os livros: “Hábitos Atômicos” do autor James Clear e “Micro-hábitos” do autor B. J. Fogg.

Se você ainda não se considera um leitor, não deixe de tentar introduzir a leitura no seu dia a dia. E se você já é apaixonado por livros, conte para a gente qual é o seu favorito. Nós adoramos conhecer novos títulos e novas histórias!

Leave a Comment