O que é Discord? Conheça a plataforma
Inicialmente focada no público gamer, o Discord evoluiu para uma plataforma pensada para o compartilhamento de mensagens. Atualmente, tem ganhando muito destaque devido a sua compatibilidade com diferentes sistemas.
Ela está disponível para Android, iOS, Windows, Mac, Linux e possui ainda uma versão para web. Conheça mais sobre a plataforma:
Criação de servidores
O Discord organiza suas comunidades em “servidores”. Ao criar um servidor, é preciso defini-lo como público ou privado. Os servidores públicos podem ser achados na barra de busca. Já os privados só podem ser acessados por meio de um convite feito pelo administrador – quem criou o servidor.
O servidor pode possuir até 250 usuários e um administrador. Dentro de cada um podem ser criados canais – que são os chats. Isso permite separar um servidor por temas.
O administrador pode atribuir “cargos” para os usuários. Essa função é bem personalizável e altera as permissões que cada um terá dentro dos servidores, oferecendo mais segurança no uso da plataforma.
Compartilhamento de conteúdo
Além do chat de texto, no Discord é possível se comunicar por chamadas de voz e vídeo, com dois ou mais integrantes. A plataforma permite o compartilhamento de tela, de arquivos com até 8 MB, emojis personalizados e mais.
Instalação de bots
Apesar do termo ter ganhado má fama, esses bots são do “bem”. Eles são apenas funções automatizadas – como tocar música. A maioria é gratuita, mas também é possível baixar bots pagos desenvolvidos por terceiros.
Versão paga
O Discord possui uma versão paga que oferece alguns recursos a mais. Entre eles estão: o envio de arquivos de até 100 MB, avatares animados e o compartilhamento de tela em alta definição. Porém não existe a necessidade de adquirir, já que a versão gratuita é bem completa.
Usando com segurança
O Discord pode conectar jovens por meio de um interesse em comum. Sendo possível utilizá-lo com o intuito de estimular trocas de experiências.
No entanto, é necessário que os responsáveis fiquem atentos, devido a presença de estranhos e de conteúdo impróprio. Crianças menores não devem ter acesso a plataforma sem um objetivo – como, por exemplo, complemento para uma atividade extracurricular ou contato com colegas conhecidos. Uma vez que existem servidores com conteúdo improprio.
Com os adolescentes é preciso estabelecer uma conversa aberta e saudável, com o intuito de ajuda-los a perceber quais conversas e conteúdos devem ser consumidos. Além de estimulá-los a usar as ferramentas de segurança da plataforma como os chats privados e o bloqueio de usuários.
Como toda plataforma online, ela precisa de cuidados na hora do acesso, mas pode ser uma ferramenta poderosa se usada com cautela e criatividade!
A própria plataforma tem uma página para orientar os pais sobre a segurança dos filhos dentro da plataforma, você pode ver mais dicas aqui!
Leave a Comment