Doenças comuns no verão: como se prevenir

Ah…o verão! Estação do ano preferida por muitos, considerada sinônimo de férias, diversão, tempo livre para ficar com a família e com os amigos, hora de relaxar e aproveitar o calor! Muitos podem ser os passeios na sua lista para fazer nesta época do ano, mas cuidado: vale a pena se atentar para as doenças comuns no verão e suas formas de prevenção.

O calor intenso e as chuvas frequentes compõem um cenário em que se torna muito fácil a proliferação de algumas doenças. Viroses, infecções, fungos, bactérias…a lista é grande, mas os cuidados podem ser muito simples!

Segundo especialistas da área de saúde, as doenças mais comuns no verão brasileiro são: dengue, chikungunya, febre amarela, micose, otite, desidratação, insolação e intoxicação alimentar. Por isso, fique ligado nas nossas dicas! Neste texto, trouxemos para você as principais formas de prevenção dessas doenças, confira:

  1. Lembre-se do protetor solar

Aplicar o protetor solar por todo o corpo com frequência é a melhor forma de se prevenir contra a insolação. Os raios UVA e UVB nos expõe a diferentes riscos e precisamos nos proteger inclusive de doenças futuras que podem ser causadas pela exposição excessiva ao sol, principalmente entre às 10h e 16h.

Especialistas recomendam: o filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol, reaplicado após entrar no mar, piscina ou cachoeira e, ainda, de duas em duas horas (mesmo que não entre na água). Outras barreiras solares como chapéus, bonés e roupas de manga comprida também são recomendadas.

  • Aplique repelente

O repelente é a melhor forma de se proteger contra picadas de insetos, presentes em grande quantidade e variedade no Brasil. Dentre eles estão os causadores de algumas doenças que mencionamos como sendo muito comuns no verão.

Lembre-se também que no caso de enfermidades como a dengue e a chikungunya, existem outras medidas de prevenção amplamente divulgadas, como não deixar água parada, por exemplo.

  • Mantenha-se hidratado

A hidratação é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo no geral. O calor do verão faz com que nosso corpo produza mais suor, exigindo mais dele e causando desidratação, desorientação, queda de pressão e possíveis problemas renais.

Por isso, a dica é: tome pelo menos dois litros de água por dia e não espere a sede surgir. Seu corpo precisa de muita água!

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal

Esta dica de prevenção é importante para que viroses e algumas doenças bacterianas e fungicidas não sejam transmitidas. Copos, talheres, toalhas e roupas devem ser de uso pessoal para evitar contaminações como a micose, por exemplo.

  • Mantenha uma alimentação saudável e dê preferência para alimentos frescos

A alimentação saudável já é uma recomendação obrigatória para manter seu organismo funcionando bem em todos os aspectos, sem problemas de saúde. Ela deve ser equilibrada e caso seja necessário, marque uma consulta com uma nutricionista para orientações caso a caso.

Com relação às doenças de verão, é importante evitar deixar alimentos fora da geladeira. Isso porque, no calor, agentes causadores da intoxicação alimentar se propagam com mais facilidade e rapidez. Fique atento aos alimentos que você consome e evite aqueles que não foram preparados na hora. Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de manusear os alimentos!

Agora que você já sabe como se prevenir de algumas das principais doenças do verão, tome todos esses cuidados e aproveite suas férias sem preocupações 😉 Recomendação extra: não podemos esquecer das formas de prevenção da Covid-19 e da gripe H3N2. A pandemia não acabou, continue usando máscara, evitando aglomerações, respeitando o distanciamento social e higienizando as mãos.

Leave a Comment