Como concluir uma redação? Confira 5 dicas

Os textos geralmente possuem: introdução, desenvolvimento e conclusão. A conclusão é a última parte do texto, ela tem a função de encerrar o que foi escrito.
Dessa maneira é muito importante que ela possua algumas características. Como ser sucinta e fechar as ideias e os temas abordados na redação. Pensando nisso confira 5 dicas de como concluir uma redação:

1 – Não introduzir novas ideias

Enquanto a introdução é o momento de apresentar ideias, a conclusão é o momento de encerrá-las. Caso contrário você pode ficar sem espaço para finalizar o seu texto. E deixar sem uma conclusão adequada pode gerar uma grande perda de pontos.

2 – Retome a tese

Esse é momento para retomar a tese apresentada na introdução e os argumentos destrinchados no desenvolvimento de forma breve. A intenção aqui não é repetir nada e sim destacar os pontos mais importante do seu raciocínio.

3 – Apresente uma solução

Agora que você já retomou as ideias mais importantes do seu texto esse é o momento concluí-las. Não precisa ser nada inovador, você só precisa mostrar quais seriam as possíveis consequências do que foi apresentado.

4 – Coerência e coesão textual

A coesão tem a ver com a estrutura e organização do texto. Ou seja, se as suas partes internas estão interligadas. Já a coerência trata da conexão lógica das ideias e dos fatos. Ou melhor, se a mensagem que está sendo transmitida possui sentido.

Para que isso aconteça você não pode encerrar a qualquer momento. Seu texto precisa possuir harmonia. É necessário apresentar uma tese na introdução, discutir argumentos no desenvolvimento. E por fim concluir o texto com base nisso.

5 – Use conectivos de conclusão

Na hora de escrever pode dar aquele branco. Por isso confira uma lista com alguns conectivos que podem te ajudar a concluir o seu texto:

  • Portanto.
  • Por fim.
  • Assim.
  • Para terminar.
  • Dessa forma.
  • Logo.
  • Em conclusão.
  • Desse modo.

Agora que você já conhece essas dicas está na hora de colocar a mão na massa. Para escrever cada vez melhor é preciso muito treino!

Leave a Comment