A importância da Semana do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, tem como objetivo chamar a atenção da população para os problemas ambientais. A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
O evento que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, também foi responsável pela criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ele é a principal autoridade global autorizada responsável pela preservação do meio ambiente.
De lá para cá, anualmente, o PNUMA escolhe um tema e um país para sediar esse dia. Em 2021 o tema foi “Restauração de Ecossistemas” e o anfitrião foi o Paquistão. Já para 2022 o tema é “Uma Só Terra” e quem vai receber a celebração é a Suécia.
“No universo há bilhões de galáxias. Na nossa galáxia há bilhões de planetas, mas temos uma só terra. Estamos ficando sem tempo para fazer reparos! ” – Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Brasil
Em 17 de Maio de 1981, pensando na importância das ações voltadas à preservação do meio ambiente, foi instaurado o decreto nº 86.028. Ele estabelece a primeira semana de junho como a Semana do Meio Ambiente. O intuito é ampliar as discussões e ter uma semana toda voltada para atividades com pauta ambiental.
Ainda, em 1992, quem sediou o Dia Mundial do Meio Ambiente foi o Brasil. Devido a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que aconteceu entre 3 e 14 de junho, o tema foi “Desenvolvimento Sustentável”. Em 2012, quando a conferência que ficou conhecida como “Cúpula da Terra” completou 20 anos, a celebração voltou para o nosso país com o tema “Economia verde: inclui você?”.
Mas afinal, qual é a importância da Semana do Meio Ambiente?
Com o passar das edições, a celebração cresceu e se tornou a maior plataforma global para divulgar a agenda ambiental, alcançando milhões de pessoas todos os anos. Essa conquista é muito importante, uma vez que em 2022 o Dia Mundial do Meio Ambiente completa 50 anos, mas as pautas ambientais não deixaram de ser urgentes.
De acordo com o relatório divulgado pelo PNUMA em 2021, a poluição, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade são responsáveis por milhões de mortes a cada ano. Para Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA, é preciso ter em mente que estamos passando por uma crise planetária tripla. Dessa maneira, podemos focar em discutir formas de enfrentá-la. Por isso, a Semana do Meio Ambiente é importante. Ela visa ampliar a discussão das ações realizadas durante todo o ano.
O Colégio Acesso também contribui para esse debate. Nas unidades, por exemplo, foram pensadas medidas para evitar o desperdício de água como: presilhas em todas as torneiras, regulando o fluxo e caixas d’água dos vasos sanitários acopladas, reduzindo os litros despejados quando puxam a descarga.
Além disso, nessa Semana Nacional do Meio Ambiente, o tema marcou presença nas salas de aula. Dessa maneira, os alunos aprendem ao passo em que se tornam cada vez mais conscientes sobre a importância de preservar o meio ambiente. Afinal, nós temos “Uma Só Terra”!
Leave a Comment