7 dicas para mandar bem na redação

Prepare-se com dicas para mandar bem na redação, uma das partes mais importantes da prova do ENEM!

Fazer um bom texto dissertativo argumentativo. É esse o objetivo da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa nota pesa muito na avaliação final do estudante, portanto, é preciso tomar cuidado e se dedicar bastante para fazer um bom texto.

Confira abaixo algumas dicas super importantes que o Pré-Vestibular do Acesso preparou para você!

1 – Pratique muito

A máxima “a prática leva à perfeição” cabe perfeitamente aqui. É aconselhável que se escreva, no mínimo, um texto por semana, sobre os mais diferentes assuntos, dando preferência aos que estão em alta no debate público. Analise, também, os temas das edições passadas do ENEM, para entender como o exame costuma cobrar a redação

2 – Ler é fundamental

É impossível escrever bem sem ler muito. Toda leitura é válida e traz repertório, desde autoajuda até livros sobre mecânica quântica. Tire, pelo menos, 20 minutos do seu dia para ler, vai fazer uma super diferença na sua redação

3 – Mantenha-se atualizado

O ENEM cobra em sua redação assuntos sociais, científicos, culturais e/ou políticos. Alguns temas estão sempre em alta para a prova, como crise hídrica, energias alternativas; mobilidade urbana, direitos LGBTQ+, poluição e meio ambiente, redução da maioridade penal etc. Portanto, é fundamental ler, ouvir e assistir às notícias do Brasil e do mundo.

4 – Comece definindo seu ponto de vista

A principal questão da redação do ENEM está no posicionamento. A prova exige que o estudante saiba opinar – contra ou a favor – sobre o tema proposto, apresentando argumentos sólidos a partir do raciocínio lógico. Por isso, antes de começar a escrever, defina o seu ponto de vista e baseie todo o texto nele. 

5 – Antes de escrever, pense

Um bom texto tem começo, meio e fim bem estruturados. Portanto, elaborar um “esqueleto” na própria cabeça e depois fazer um rascunho é essencial para escrever uma ótima redação no padrão ENEM. Após terminar o rascunho, leia-o inteiro algumas vezes e revise o que for necessário.

6 – Seja claro

Uma redação precisa ser objetiva, demonstrando de forma clara as ideias de quem a  escreveu. Não enrole e nem seja repetitivo; evitar gerúndio, generalizações, regionalismos e chavões e se atentar às regras gramaticais também são pontos indispensáveis para montar um bom texto no ENEM.

7 – Atente-se à estrutura da redação

De acordo com professores que elaboram a redação do ENEM, existe uma estrutura de raciocínio que precisa estar presente no seu texto: tese inicial; argumentos; conhecimentos que apoiam e complementam os argumentos; ligações que permitem relacionar os dados à conclusão e, por fim, a conclusão (ponto de vista central).

Esperamos que essas dicas possam nortear seus estudos e te ajudar na realização da tão esperada redação do ENEM. Boa prova!

As matrículas para o Pré-Vestibular Acesso estão abertas. Saiba mais e não perca tempo de obter a melhor preparação.