Como conscientizar as crianças a preservarem o meio ambiente?

Pequenos hábitos podem ser adotados pela família e que incentivam as crianças a preservarem a natureza 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste sábado, 05 de junho, como forma de conscientizar a população quanto à preservação dos recursos naturais do planeta. Para incentivar e ressaltar a importância da adoção de hábitos mais sustentáveis no dia a dia, os alunos do Colégio Acesso realizaram diversas atividades que promoviam a conscientização dos pequenos e das famílias sobre os cuidados com o meio ambiente.

Foram realizados desenhos, colagens e pesquisas sobre o meio ambiente, além de aprenderem a importância da reciclagem, do plantio e das fases de desenvolvimento das plantas, desde a semente até o fruto.

Para que você, pai e mãe de aluno ou responsável, continue em casa o ensino sobre o meio ambiente, separamos algumas dicas que podem envolver as crianças na prática da preservação: 

  • Separe o lixo

É uma tarefa fundamental dentro dos lares e que pode envolver o auxílio das crianças no dia a dia. O ideal é sempre explicar para os pequenos a importância da separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis, de lavar os itens reutilizáveis antes de descartar, do que acontece com os materiais e para onde eles vão. 

Ensinar também as cores de cada resíduo e a importância de respeitar o descarte de lixo fora de casa, como na rua, por exemplo. São práticas simples que ensinam para vida inteira. 

  • Plante uma horta

Uma atividade muito bacana e que envolve a família toda é a construção e cultivo de uma horta em casa. Independentemente de onde você e sua família morem, é possível construir pequenas hortinhas no chão ou em vasos. Além de promover o contato da criança com a terra e as sementes, a horta ensina a família sobre a importância do cuidado e dos processos, já que é preciso esperar a plantinha crescer. Sem contar que consumir alimentos da própria horta é muito mais saudável! 

  • Consumo consciente e reciclagem

O consumo consciente vai desde a economia de recursos naturais como luz e água, até a redução de itens como plásticos ou outros produtos que degradam o meio ambiente. Para as crianças que possuem muitos brinquedos, por exemplo, que tal fazer uma doação daqueles que não se usam mais? Ou então produzir um novo brinquedo a partir de um que já exista?

Por meio da reciclagem é possível transformar resíduos sólidos em brinquedos, enfeites, jogos e outros itens. Essa prática incentiva à criança a não consumir itens desnecessários, que posteriormente acabarão no lixo ou que serão pouco utilizados. Ensine a criança a conviver com o que é realmente necessário. 

  • Economia de água

Com a estiagem que o Paraná vem enfrentando nos últimos meses, muitos municípios de Curitiba já adotaram a prática de economia de água dentro de suas casas. 

Contudo, mesmo sem o racionamento de água, é fundamental orientar as crianças sobre a economia durante os banhos, na hora de escovar os dentes, lavar a louça e outras atividades. 

  • Menos plástico

Uma prática que muitas empresas e restaurantes já têm adotado é a utilização dos canudos recicláveis, uma vez que o uso de canudinhos de plásticos é proibido por lei em alguns estados. 

Assim também como as sacolinhas plásticas usadas em supermercado. É possível mudar esses hábitos e ensinar as crianças a levarem sacolas reutilizáveis para às compras ou utilizar caixas de papelão para o transporte. Quanto menos plástico no mundo, melhor!

E você, como tem ensinado seus filhos e crianças a preservarem o meio ambiente? 

Leave a Comment