6 dicas para aprender em aulas online e ir bem na prova

Listamos algumas dicas que podem ajudar você a aprender e seguir motivado nas aulas online

Aprender à distância tem sido um desafio para você, seus colegas e outros milhares de alunos. Mas que tal usar esse modelo a seu favor para descobrir mais sobre a tecnologia e sobre si mesmo? O ensino online permite que os estudantes criem um modelo de aprendizado único de cada um! Isso proporciona autonomia, maior confiança em si mesmo, mais foco e o desenvolvimento de inúmeras características que com certeza serão necessárias no momento do vestibular e de tantas outras provas ao longo do caminho. E isso tudo não apenas na vida estudantil, mas na vida social de forma geral.

Criar estratégias e métodos é o primeiro passo para uma adaptação sem dificuldade, afinal, nosso cérebro precisa entender e processar todas as situações da nossa vida. E saiba que você não está sozinho! Além de ser uma realidade mundial que a sua geração está vivendo, com certeza existe uma rede familiar disposta a ajudar no que for preciso. Apesar do cenário ser novidade para todos, viver isso de forma conjunta é muito importante. Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a criar sua própria atmosfera de estudo e seguir em frente, sem complicação! Bora conferir?

Prepare um cantinho de estudos que tenha sua cara

Seja na sala de casa, no escritório ou até mesmo no quarto, a primeira dica é sobre ter um espaço confortável, aconchegante, arejado, com boa iluminação. O ideal é preparar este espaço com uma cadeira ergonômica, que evite que você fique com a postura prejudicada enquanto assiste as aulas. Não podemos esquecer, é importante também não ficar próximo a cama ao estudar ou até mesmo estudar nela. O cérebro registra a cama como um lugar de descanso e relaxamento e isso pode prejudicar o aprendizado.

A importância da rotina

Para manter uma rotina no ensino à distância é necessária organização, proatividade e disciplina. É importante estipular horários semelhantes tanto na semana na escola quanto na em casa, pois assim o organismo da criança se adapta melhor. Estipule horários semelhantes ao praticado na escola, com pausa para o almoço e um pouco de descontração, como se fosse o desejado intervalo diário.

A semana em casa não é folga!

A aula remota não deve ser considerada menos importante. Estar em casa costuma trazer a sensação de ter mais tempo, mas isso não é verdade. Deixar de estudar na semana online pode trazer inúmeros problemas, como o acúmulo de atividades, estresse e até mesmo a perda de prazos. Por isto, é necessária uma atenção para que o calendário de atividades, como semana de provas, trabalhos a serem entregues seja cumprido.

Criação de incentivos

É difícil passar longos períodos dentro de casa, longe dos amigos. Com a volta às aulas presenciais, mesmo que em semanas alternadas, é possível se sentir muito melhor, não é mesmo? Durante o período de aulas online, caso se sinta desanimado, lembre-se de que já na próxima semana verá seus colegas e professores.

O auxílio da tecnologia

Os aparelhos tecnológicos, como smartphones, fones de ouvido e tablets, foram de grande ajuda em 2020, e não será diferente em 2021. As aulas continuarão sendo transmitidas via internet, por isso, é crucial ter um bom acesso à rede e dispositivos adequados. É aconselhável que os responsáveis estejam familiarizados com os sistemas e plataformas das aulas, para poder auxiliar quando necessário. Por isso, ajude seus familiares nessa tarefa!

Busque acolhimento quando faltar interesse durante as aulas

O tédio muitas vezes fará parte da rotina de estudo em casa, pensando friamente, os motivos são inúmeros para dispersar a atenção, então a última dica, mas não menos importante, caso aconteça esta falta de interesse em determinados momentos, o ideal é que os pais, cuidadores ou familiares que estiverem na supervisão dos estudos, acolha este sentimento de desanimo. Além disso, tome água, faça um lanche, abrace e dialogue sempre. Tente entender o que está sentindo e valide este sentimento com carinho e respeito.