Saúde mental na adolescência
A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta. Dessa maneira, além das mudanças físicas, ocorrem também as emocionais, cognitivas e sociais. E, como se não bastassem essas transformações, os nossos jovens ainda enfrentam uma série de desafios como o uso da internet e o vestibular. Assim, é essencial que falemos sobre a importância da saúde mental na adolescência.
Por que é tão importante?
A saúde mental dos adolescentes é um tema que precisa ser debatido urgentemente. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS) alguns dados que servem de alerta para a rede de apoio dos jovens são:
- As doenças mentais afetam um em cada seis indivíduos com idade entre 10 e 19 anos;
- A depressão é uma das principais causas de transtornos e de incapacidades entre os jovens;
- A maioria dos adolescentes com doença mental não recebe nenhum tipo de assistência ou tratamento.
Os riscos
A adolescência representa um momento formativo, dúvidas sobre o futuro e o desenvolvimento de novos hábitos são algumas das características dessa fase. Mas esse desenvolvimento pode ser prejudicado quando os jovens são expostos de maneira excessiva a fatores de risco como: a pressão entre pares, a privação do desejo por autonomia, dificuldades socioeconômicas e questões relacionadas à identidade.
Na internet, por exemplo, é possível se deparar com tudo isso. De acordo com a pesquisadora Karlla Souza, entre os riscos do uso indiscriminado das redes sociais na vida dos adolescentes estão o cyberbullying e a depressão.
Além disso, outro momento marcante que pode gerar bastante estresse é o vestibular. Daniel Guzinski Rodrigues e Cátula Pelisoli constataram, em uma pesquisa realizada com 1046 vestibulandos, que 56,4% dos estudantes possuíam algum nível de ansiedade.
Como cuidar da saúde mental na adolescência
Assim como a saúde física, a saúde mental também precisa de cuidados. No entanto, identificar os problemas do nosso cérebro pode não ser tão simples como identificar um braço quebrado.
Por isso, as questões relacionadas ao bem-estar precisam de muita atenção. Sono regulado, boa alimentação, atividades físicas e práticas de lazer devem fazer parte da rotina. Porém, sempre prestando atenção para não se cobrar demais ao tentar cumprir todas essas tarefas e acabar gerando uma sensação de ansiedade.
À família cabe o acolhimento e a ajuda na busca por tratamento. Muitas pessoas têm vergonha e medo de enfrentar a depressão, ansiedade e outras doenças. Contudo, mesmo que leve tempo, as questões relacionadas à saúde mental possuem tratamento e podem até mesmo ser curadas.
Leave a Comment