Enem 2022: vamos falar sobre a redação?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no próximo mês, nos dias 13 e 20 de novembro. Para muitos essa pode ser a etapa mais desafiadora da prova. Por isso, vamos lembrar quais são as cinco competências que serão avaliadas no Enem 2022?

Competência 1

Em linhas gerais essa é a competência que avalia se o estudante demonstra domínio da norma culta da língua portuguesa. Com o avanço da tecnologia, passamos uma parcela dos nossos dias trocando mensagens escritas. No entanto, essa comunicação muitas vezes acontece de maneira coloquial e informal. No momento da prova a linguagem utilizada deve ser a formal. Nesse sentido o desempenho é considerado insuficiente quando são encontrados erros recorrentes de pontuação, acentuação, bem como concordância.

Competência 2

Nessa competência o avaliador busca entender se o estudante conseguiu compreender a proposta de redação, assim como se conseguiu aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nesse caso, o desempenho é considerado insuficiente quando o aluno foge completamente do tema.

Competência 3

Aqui, o avaliador considera se o estudante foi capaz de selecionar, relacionar, organizar, bem como interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. O desempenho é considerado insuficiente quando há exposição de informações e fatos sobre o tema, mas de maneira desorganizada e contraditória. Dessa maneira é preciso estar atento aos dois tipos de coerência do texto. A coerência externa diz respeito à relação do texto com seu contexto, isto é, com sua situacionalidade. No caso da dissertação do ENEM, o texto não pode apresentar informações imprecisas ou falsas. A coerência interna, por sua vez, está relacionada à relação entre as partes do texto, sem ambiguidades ou contradições.

Competência 4

Essa competência visa avaliar se o aluno demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Assim, examina-se a coesão textual das frases e dos parágrafos do texto. Ou seja, o avaliador verifica os recursos usados para unir os períodos e parágrafos, assim como para retomar ideias evitando a repetição de palavras. O desempenho é insuficiente, portanto, quando o texto não dispõe de marcas de articulação. Com ideias totalmente fragmentadas, sem apresentar uma ordem lógica.

Competência 5

A última competência tem como objetivo entender se o estudante conseguiu elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. O desempenho é considerado insuficiente quando o estudante não apresenta uma proposta, assim como desrespeita os direitos humanos. Uma boa proposta precisa ter:

  • Agente: ator social que irá executar a ação.
  • Modo/meio:  maneira e/ou aos recursos.
  • Efeito:  resultados pretendidos.
  • Detalhamento: traz uma formulação mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção.

Cada competência soma 200 pontos, sendo a nota máxima 1000.

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