Professor: o futuro da educação
Quando os professores começaram o ano letivo lá em 2020, eles mal poderiam imaginar a onda de mudanças que estava por vir. Muito se falava da pandemia da Covid-19 em todo o mundo, mas os educadores nem desconfiavam que aquele seria o último ano presencial da forma que conheciam. Agora, passados quase dois anos do início da pandemia, esses profissionais continuam se superando e merecendo todas as homenagens, principalmente neste Dia do Professor 2021.
Após o decreto de isolamento social, o cenário foi de incertezas e, principalmente, de como seriam as coisas dali para frente. Então, os professores tiveram que se conectar nas plataformas online, literalmente, e aprender a dar uma aula completa por meio de uma tela. Além das mudanças na rotina em casa, infraestrutura, abordagem e outras adaptações.
E quem é professor sabe como é difícil ficar longe dos seus alunos. Afinal, o contato diário, a partilha e a troca que só a sala de aula oferece são extremamente ricas e geram uma proximidade e intimidade com os estudantes. Estar em contato com a turma é uma parte importante do processo de aprendizado e comunicação. Assim, a distância foi sentida, tanto pelos professores quanto pelas crianças e adolescentes que também tiveram que se adaptar com as aulas online.
Novos tempos
Hoje, os novos tempos exigem que os educadores enxerguem o aluno de forma integral. A vocação desses profissionais os leva a buscarem novas formas, novos olhares, novas ferramentas para levarem o conhecimento a frente.
Por isso, os professores continuam trabalhando incansavelmente para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade. Eles têm se esforçado para se adaptar e estarem presentes, preocupando-se com os alunos, além das questões escolares, mesmo tendo que lidar com seus próprios desafios pessoais. Dessa forma, o cenário de incertezas também pode ser de crescimento e evolução.
E daqui pra frente o futuro da educação é esse: novos formatos aliados à conexão com o conhecimento e o acolhimento entre professor-aluno. Estar aberto às mudanças para acompanhar as tendências do dia a dia, sem perder a essência de transmitir o conhecimento com a paixão que só os professores conseguem expressar.
Portanto, nós, do Colégio Acesso, gostaríamos de deixar a nossa imensa gratidão a toda a equipe pedagógica. O trabalho é sempre uma via de duas mãos. Ensinar é um ato de amor. A você professor e professora, parabéns!
Curiosidade!
“Professor é profissão. Educador é missão”, essa foi a frase dita pelo professor paulista que teve a ideia de transformar a data do decreto imperial de Pedro I, de 15 de outubro de 1827, em que todas as cidades tivessem suas escolas, em feriado nacional. Ele conseguiu o feito que foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Assim, o dia 15 de outubro é conhecido nacionalmente como dia destes profissionais tão especiais que se doam diariamente para o ato mais nobre que é de ajudar a formar toda uma sociedade.
Leave a Comment