Dia do Pedagogo: conheça a profissão
O Dia do Pedagogo tem como objetivo celebrar uma das principais profissões responsáveis pela educação. A data é comemorada no dia 20 de maio e foi instituída, no Brasil, pela lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015. Conheça um pouco mais sobre a profissão:
Graduação em Pedagogia
O curso de graduação em pedagogia tem a duração de 4 a 5 anos dependendo da universidade. Ele tem como objeto de estudo a educação. Dessa forma, busca o domínio dos pressupostos científicos da educação e do processo pedagógico. Entre os assuntos estudados estão: alfabetização e letramento, história da educação, psicologia da educação e organização do trabalho pedagógico.
Os pedagogos trabalham com o ensinar, esse processo tem um impacto direto no desenvolvimento humano. Por isso, os alunos que querem seguir essa carreira devem se interessar pelos processos educacionais. A pedagogia exige criatividade, senso crítico, iniciativa, curiosidade prática e saber, gosto pela leitura e capacidade de síntese.
Atuação do Pedagogo
A formação em pedagogia permite a atuação em diferentes etapas do processo de aprendizagem. Em sala de aula, os profissionais estão aptos a atuarem como professores nos anos iniciais do Ensino fundamental.
No processo de gestão escolar, podem exercer as funções de supervisão, coordenação ou direção escolar. Para esses cargos são necessários os conhecimentos acerca do funcionamento de uma escola e de como gerir pessoas.
Ainda dentro da escola, os pedagogos e pedagogas podem desempenhar a função de orientação educacional. Auxiliando, dessa maneira, o desenvolvimento dos alunos e professores. Com os discentes é possível trabalhar, por exemplo, no processo de aprendizagem e desempenho escolar. Já com os docentes, na revisão de métodos de ensino, novas ferramentas para o processo educativo e organização das aulas.
Além disso, eles também podem trabalhar com a pedagogia empresarial e hospitalar. Com a educação inclusiva e produção de materiais didáticos.
A prática durante o curso de pedagogia
O número de graduações a distância, principalmente na área da pedagogia, tem aumentado. De acordo com Ivan Gontijo, coordenador de políticas educacionais da ONG Todos Pela Educação, isso poderia ser interessante para quem precisa conciliar a graduação com o trabalho. No entanto, para ele, a regulamentação desses novos cursos é muito frágil e pode prejudicar a formação dos profissionais.
A educação pressupõe uma via de mão dupla. Portanto, os pedagogos precisam se preparar para esse contato com experiências práticas. Não atoa o novo regulamento do curso de pedagogia, aprovado em 2019, coloca a prática como algo que deve estar presente desde o começo do curso.
Nesse sentido, para quem quer seguir essa carreira, é indispensável analisar qual é a proposta pedagógica da instituição de ensino em relação às atividades práticas. Assim, fica o alerta para cobrarmos das instituições responsáveis a melhor formação possível para esses profissionais tão estratégicos para a nossa sociedade.
Leave a Comment