Conheça 5 invenções femininas que mudaram o mundo

Neste 8 de março de 2022 celebramos mais um Dia Internacional das Mulheres. A data foi criada para que, anualmente, possamos enaltecer as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo da história da humanidade.

O marco foi oficializado em 1921, e o evento decisivo para a escolha da data foi uma manifestação de mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial. O ato contou com a participação de cerca de 90 mil russas e ficou conhecido mundialmente como “Pão e Paz”. 

As reivindicações feitas pelas mulheres, desde o direito ao voto até às greves por espaço nos ambientes de trabalho, foram todas fundamentais para chegarmos até aqui. Ainda há muito a ser conquistado para vivermos em uma sociedade com igualdade de gênero, mas cada conquista deve ser lembrada.

Hoje, para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, trouxemos este blog post que visa apresentar algumas invenções femininas que mudaram o mundo e que você provavelmente não tinha conhecimento. Fique com a gente e confira quais são:

Algoritmos- Ada Lovelace

Historiadores identificaram anotações feitas pela matemática Ada Lovelace, que trabalhou durante um período em conjunto com Charles Babbage, na construção de uma máquina analítica.

No ano de 1843, Ada documentou em diversas notas sobre como dispositivos teceriam padrões algébricos assim como um tear tece flores e folhas. A descoberta fez com que ela se tornasse a primeira programadora da história.

Energia solar- Maria Telkes e Eleanor Raymond

Vivemos em um contexto de preocupação com as questões ambientais e as invenções de fontes de energia renováveis vêm ganhando espaço. Você sabia que duas mulheres foram as pioneiras na tecnologia de energia solar?

Em 1947, a biofísica Maria Telkes juntou-se à arquiteta Eleanor Raymond e construiu a primeira casa com sistema de aquecimento solar. O resultado final foi consequência de 14 anos de trabalho de Telkes no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que também contribuiu para diversos avanços na área.

Software de computadores – Grace Murray Hopper

Grace Hopper foi uma analista de sistemas que trabalhou por 10 anos na marinha dos Estados Unidos. Durante esse período, ela desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic, que atualmente já é extinta, mas serviu de base para a criação do COBOL (Common Bussiness Oriented Language), utilizado em processamento de bancos de dados comerciais.

A descoberta dos cromossomos X e Y- Nettie Stevens

No ano de 1905, a bióloga e geneticista Nettie Stevens descobriu os cromossomos sexuais ao mesmo tempo que E.B. Wilson, quando começou a reviver a pesquisa genética de Mendel. Apenas Wilson recebeu o crédito como descobridor.

No entanto, seus relatos tinham diferenças. Enquanto Wilson descrevia que o sexo era afetado por fatores ambientais, Stevens alegava que era apenas a genética e, com o tempo, foi descoberta que a teoria correta pertencia a ela. 

Comunicação sem fio – Hedy Lamarr

Hedy Lamarr não era apenas uma atriz norte-americana. Ela também era inventora. Em conjunto com o compositor George Antheil, ela desenvolveu sua ideia de “salto de frequência”, o que impediu que rádios militares fossem grampeados.

Quando ela enviou sua patente para a Marinha dos Estados Unidos, os oficiais a arquivaram e algum tempo depois passaram a desenvolver tecnologias baseadas no projeto de Lamarr, sem lhe dar os créditos.

No ano de 2000, pouco antes do falecimento da inventora, um pesquisador apresentou ao mundo a patente original. Graças à essa criação, foi possível o desenvolvimento de diversas tecnologias fundamentais para nosso mundo atualmente, como o Wi-Fi e o GPS.

De criações e invenções femininas o mundo está cheio! Devemos valorizar isso. É nosso papel, como sociedade, lutar para que os créditos sejam dados às mulheres. Dessa forma, aos poucos, chegamos mais perto da igualdade de gênero e provamos que elas são capazes de tudo o que quiserem!

Leave a Comment