Como fazer o acompanhamento escolar do seu filho?

O acompanhamento escolar por parte dos pais pode ser um grande estímulo para a criança. Estar presente no desenvolvimento do seu filho pode o ajudar no desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e até mesmo na autoestima. Além disso, ao dar atenção à criança e se importar com o seu dia a dia pode ser um grande incentivo para o desempenho da criança no ambiente escolar.

Por isso, hoje separamos algumas dicas especiais para te ajudar a acompanhar a vida escolar do seu filho!

Pergunte sobre o seu dia

É muito importante para a criança que os pais se interessem no seu dia a dia. Por isso, sempre que buscar o seu filho na escola, pergunte como foi o dia, o que ele aprendeu, do que ele brincou e como foram as aulas do dia. Além de estimular a criança, você fica por dentro do que aconteceu, e se tiver ocorrido alguma situação desagradável, a criança vai te contar!

Envolva-se nas tarefas de casa


Que tal acompanhar seu filho na tarefa de casa? Essa supervisão na hora de fazer a lição de casa é super importante! Além de acompanhar o desenvolvimento da criança e saber o que ela está aprendendo na escola, você também acaba conferindo se ela está fazendo a tarefa corretamente.

Faça a leitura da tarefa com seu filho, ajude nos exercícios mais difíceis e o observe fazendo os mais fáceis. Você pode até copiar e fazer a tarefa simultaneamente e no final vocês comparam as respostas, o que acha?

Acompanhe as reuniões de pais

Por último, mas não menos importante, é essencial que você acompanhe diariamente a agenda escolar do seu filho, se comunique com os professores e coordenadores e compareça nas reuniões de pais. Desta forma, você fica por dentro do que acontece no dia a dia do seu filho a partir do ponto de vista dos professores. 

Gostou destas dicas? Compartilhe! E para mais conteúdo exclusivo, acesse o Blog Acesso!