Citologia: 4 transportes que acontecem pela membrana celular

Chegou o nosso primeiro #Acessando de Biologia no blog para o Enem 2020. A citologia é o ramo da Biologia voltado para o estudo das células. Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular: 

Difusão simples

A difusão simples é o processo no qual moléculas e íons são transportados, de forma natural, do local onde estão em maior concentração para o local onde se encontram em menor concentração e sem gasto de energia. 

Osmose

A osmose é um tipo de transporte passivo, que ocorre a favor de um gradiente de concentração, portanto, sem gasto de energia. Nesse tipo de transporte, a água atravessa a membrana plasmática no sentido do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico).

Difusão facilitada

A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo, sem gasto de energia, que conta com a ajuda de uma proteína da membrana que atua como carregador. O transporte ocorre a favor do gradiente de concentração. 

Transporte ativo 

O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, com a ajuda de uma proteína transportadora. Entretanto, ela acontece contra o gradiente de concentração. 

Fique ligado(a) que, logo mais, teremos mais dicas para o Enem 2020 em nosso blog!