#Acessando: Einstein e a Teoria da Relatividade

A relatividade, ao contrário do que muitos pensam, não é um conceito exclusivo do físico Albert Einstein (1879 – 1955), pois Galileu Galilei (1564 – 1642) já estudava o princípio da relatividade, aqui denominado de Invariância de Galileu, que afirma que as leis da Física devem ter a mesma forma em qualquer referencial inercial. Contudo, foi só em 1905 que Einstein apresentava ao mundo a sua teoria da relatividade restrita, ou ainda denominada Teoria Especial Da Relatividade. Para entendermos essa teoria, é importante lembrar que a velocidade da luz no vácuo é invariável para qualquer referencial inercial, lembrando que essa velocidade vale 300.000.000. m/s (trezentos milhões de metros a cada segundo).

As consequências dessa teoria podem soar, no mínimo, estranhas, uma vez que, com base nessa teoria, nós vamos ter tempos diferentes medidos por observadores diferentes à medida que um deles se aproxima da velocidade da luz.

Para exemplificamos essa questão, imagine que você esteja observando um foguete que se move a uma velocidade próxima à velocidade da luz (caso fosse possível). O tempo medido para quem está fora do foguete seria consideravelmente maior do que o tempo medido por quem está dentro do foguete. Chamamos isso de dilatação temporal, que pode ser calculada numericamente pela transformação de Lorentz (em homenagem ao físico Hendrik Lorentz).