IMPORTÂNCIA DA SAÚDE NO MEIO ESCOLAR

Vivemos hoje num cenário onde a questão da saúde é colocada em pauta de uma maneira muito intensa. Mas afinal, o que é saúde? É preciso compreender que ter saúde vai muito além de não estar doente, e sim ter uma qualidade de vida do ponto de vista físico, mental e social. O Dia Mundial da saúde comemorado no dia 07 de abril, nos traz esse pensamento a respeito desse entendimento do que significa ter uma qualidade de vida, e isso é mais simples do que parece. Precisamos encontrar em nossa “agenda diária” um tempo para nos dedicarmos a nós mesmos, tendo uma vida mais equilibrada tanto na questão da alimentação mais saudável, na prática de atividades físicas quanto ao ter um cuidado especial com nossa saúde mental. O “cuidar de nós mesmos” é de extrema importância para conquistarmos essa busca pela qualidade de vida.

Aí nos perguntamos: “Como o meio escolar pode nos ajudar nesse contexto?” Essa resposta é simples! A sociedade não vive sem rotina escolar, pois ela é importante para o desenvolvimento das crianças, e esse “estar ausente da escola” acaba trazendo prejuízos, muitas vezes irreparáveis.

Devido à pandemia do Covid-19, a educação sofreu um baque, principalmente pela necessidade do distanciamento social, ninguém estava “preparado” para essa nova realidade. Tivemos que nos adaptar com o uso de tecnologias, para continuarmos com nossos estudos. Foi, e está sendo um período muito difícil de adaptação a uma realidade jamais imaginada. As consequências desse período de afastamento da escola, nos tem demonstrado um enorme prejuízo na qualidade de vida de toda comunidade escolar, principalmente no que diz respeito a saúde mental. Tivemos que nos adaptar a uma nova maneira de viver, hoje precisamos estar sempre atentos a qualquer risco de possíveis contaminações, temos um olhar cuidadoso para a questão da higiene pessoal, do uso de máscaras, da necessidade em manter distanciamentos…. enfim… aprendemos a cuidar de nós e do próximo. Mas se faz necessário a volta à rotina escolar, e como precisamos dessa volta!

O ensino híbrido nos apresenta uma possibilidade  de um  retorno à escola de forma segura para todos, uma esperança de um retorno a nossa vida escolar. Com essa volta, podemos reconquistar nossa saúde mental, tão afetada por esse período tão inesperado ao qual estamos passando. Mais do que nunca, precisamos trabalhar nosso corpo e nossa mente, e compreendemos o quanto a escola é importante em todos os âmbitos da nossa vida. A escola forma cidadãos em seus mais variados aspectos, e a saúde é um desses aspectos atuados pela escola.