Programa A+

Somos uma escola atenta as tendências e necessidades do Séc. XXI, portanto, por meio do programa A+ disponibilizamos atividades complementares ao turno regular tudo com o objetivo de aprimorar a formação do aluno provendo um ensino completo e global.

Segmentos A+

O A+ digital é a plataforma online e adaptativa do Colégio Acesso. Explorando o conceito de “adaptative learning”, a ferramenta proporciona a preparação personalizada de cada estudante. São 4 trilhas de conhecimento com exercícios e atividades que formam o caderno digital de Matemática, Linguagem, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Utilizando resultados diversos dos alunos, como: simulado diagnóstico, resultados acadêmicos e rendimentos em atividades anteriores, a plataforma adapta as próximas trilhas que serão apresentadas ao aluno, priorizando as competências e habilidades da BNCC que precisam ser aprimoradas.

Composição

Descomplica: Maior plataforma de videoaulas do Brasil, que apresenta cursos completos de preparação para o ENEM e vestibulares de Medicina, além de correção e resoluções de exercícios com recurso áudio-visual, por meio de aulas ao vivo e gravadas.

EDUQO/QMÁGICO: Plataforma que disponibiliza avaliações diagnósticas, para traçarmos o perfil de cada aluno e banco de questões que promove listas de exercícios e atividades com, gabarito e resolução apresentadas instantaneamente e que se moldam a partir dos acertos e erros de cada aluno.

IMAGINIE: Plataforma de Redação com correção online e devolutiva de desempenho por habilidades que obedecem a matriz de correção do ENEM.

ÁRVORE DE LIVROS: Plataforma composta por mais de 20.000 possibilidades de leitura por meio de livros, periódicos, jornais, revistas e artigos, para exercício da competência leitora dos nossos alunos e benefício das nossas famílias.

Objetivos por Segmento

ENSINO FUNDAMENTAL I
• Reforçar o processo de alfabetização;
• Criar o hábito de leitura;
• Estudar por meio de atividades lúdicas de forma feliz;
• Utilizar a tecnologia de maneira correta;
• Desenvolver raciocínio lógico, memória, concentração, sociabilidade e cooperativismo.

ENSINO FUNDAMENTAL II
• Consolidar hábito de leitura;
• Desdobrar leituras em escrita por meio de redações;
• Desenvolver o protagonismo;
• Desenvolver lógica e conhecimentos gerais por meio de exercícios e vídeos.

ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR
• Preparar para o vestibular;
• Formar um cidadão crítico e global sabendo trabalhar com novos métodos de aprendizado.
• Aprimorar a resiliência por meio de atividades desafiadoras.

O A+ Idiomas é a nossa formação bilíngue em parceria com a Oxford University. Instituição centenária e reconhecida mundialmente pela excelência no trabalho com a língua estrangeira, a Oxford certificou o colégio Acesso para implantação do programa Oxford Quality, no qual equipes de profissionais da Oxford, em conjunto com a equipe pedagógica do colégio Acesso, determina diretrizes, estrutura o planejamento, forma e capacita professores, avalia e fiscaliza a execução do programa que visa tornar o aluno do Acesso um cidadão global.

Propostas e Diferenciais

O programa é trabalhado na opção extracurricular como centro de idiomas ou dentro do currículo do programa A+ integral e ensino premium, com professores especialistas e turmas compostas para o trabalho eficiente do segundo idioma.

• Formação de um aluno global e consciente de que o desenvolvimento da língua estrangeira é essencial na sociedade moderna;

• Excelência no desenvolvimento das quatro habilidades da língua estrangeira: speaking, reading, listening e english in use;

• Priorização da oralidade e certificação em exames internacionais via Cambridge;

• Coleção de material didático da Oxford University com recursos digitais e áudio-visuais;

• Garantia de formação docente e desenvolvimento do aluno com o selo Oxford Quality.

O Colégio Acesso conta com uma proposta de período integral, do infantil ao 5o ano do Fundamental, muito diferenciada a partir do conceito de que o colégio é a extensão de casa e de que nele a criança deve manter uma rotina variada, lúdica e saudável, na qual a sua infância é respeitada ao mesmo tempo em que fortalece o desenvolvimento pedagógico, cognitivo, habilidades de vida e autonomia.

Proposta

A proposta de período integral propõe que a criança tenha no colégio atividades que repliquem a rotina que deveria ter no turno oposto ao de aula regular para o seu desenvolvimento pleno. Ela deve se alimentar corretamente, brincar, se divertir, fazer sua tarefa de casa, dedicar algum tempo a atividades que promovam conhecimento, correr, praticar esportes, aprender uma segunda língua, ter sua criatividade estimulada, descansar. Tudo, dentro de uma rotina planejada e no momento certo.

Atividades e Diferenciais

• Prática esportiva: atividades que trabalham o comportamento social, o desenvolvimento físico e motor, o movimento e disciplina;
» Dança
» Judô
» Futsal

• Aluno bilíngue: aulas de idioma dentro do programa A+ Idiomas, chancelado pela Oxford com professores especialistas;

• Atividades maker: aulas de robótica e prática laboratorial em que o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem no conceito “faça você mesmo”, desenvolvendo o raciocínio lógico, a curiosidade, o senso crítico e a autonomia;

• Estudo dirigido: momentos de desenvolvimento pedagógico com a realização de tarefas de casa e rotinas de estudo;

• Acompanhamento de professor regente: toda a rotina das crianças é coordenada por uma professora regente, experiente e capacitada para o trabalho de todos os conteúdos regulares e atividades que envolvam a faixa etária da criança;

• Recreação e psicomotricidade: atividades livres, nas quais a criança tem a possibilidade de se divertir, interagir, criar e brincar da forma que quiser, como seria dentro de uma rotina regular e saudável para essa etapa da infância;

• Alimentação: 3 refeições por dia, acompanhadas por nutricionista, incluindo café da manhã, almoço e lanche do final da tarde;

• Descanso: As crianças contam com um ambiente propício para o descanso após refeições e preparação para a parte curricular do dia.

formatado de maneira diferenciada para os alunos de período integral do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental II. A concepção e o planejamento das atividades do Ensino Premium levaram em consideração que os alunos precisam ter tempo para atividades lúdicas, recreativas e esportivas, bem como atividades que desenvolvam o raciocínio, a comunicação, a disciplina e a organização. A proposta trabalha com as aulas curriculares do 6o ao 9o ano no período da manhã e com atividades extracurriculares no período da tarde, ao contrário do que ocorre nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é desenvolver competências diferenciadas e conectar as competências aprendidas em sala de aula por meio de atividades práticas, formando um sistema de aprendizado mais concreto e duradouro. O número de vagas é limitado.

Propostas e Diferenciais

O Ensino Premium propicia novos aprendizados, por meio de qualificadas atividades expositivas, artísticas, esportivas e práticas, além do conhecimento de línguas estrangeiras e do reforço do conteúdo. Esse tipo de ensino visa desenvolver o bem-estar físico, social, afetivo e intelectual do aluno, melhorando o seu rendimento, proporcionando melhor aproveitamento do tempo e possibilitando orientação dos estudos e tarefas, sempre com apoio pedagógico e orientação educacional. No período da manhã, o aluno participará das aulas da grade regular do 6o ao 9o ano e, à tarde, no contraturno, serão propostas atividades extracurriculares que visam à sua formação completa baseada em 5 eixos principais:

Conteúdos e objetivos do contraturno

Presente em atividades extracurriculares ou inclusas no programa A+ Integral.
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de muitas pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia e prática laboratorial. No colégio Acesso, o A+ Maker se fortalece prioritariamente pelos programas de Robótica, prática laboratorial de Ciências de Natureza e Supercérebro (programa de desenvolvimento de raciocínio lógico/interpretativo com técnicas de cálculo mental, estímulo de concentração e jogos cooperativos).

Proposta e diferenciais

• Desenvolver o protagonismo com a cultura do “faça você mesmo”;
• Desenvolvimento de habilidades empreendedoras;
• Aplicação de metodologias ativas de ensino nas quais o aluno lidera o processo de aprendizagem ao criar,
contestar, analisar dados e informações e concluir com base em hipóteses e observações.

Modo de Oferta

• Atividade extracurricular de robótica ou;
• Atividade extracurricular de Supercérebro ou;
• Incluso no programa A+ Integral.

Em parceria com algumas escolas de atividades e outras atividades próprias, o Colégio Acesso oferece as seguintes modalidades extracurriculares:

• Dança
• Ginástica Rítmica
• Escolinha de Esportes
• Judô
• Circo
• Futsal
• Música
• Xadrez

Essas atividades visam o desenvolvimento cognitivo, social, motor, consciência corporal, de valores educacionais e pedagógicos, bem-estar físico, mental
e social.

O A+ Humano é o programa que estimula a formação completa de nossos alunos ao inspirar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o aspecto humano, social e empático de cada aluno. Por meio de projetos institucionais, eventos, passeios, saídas de campo e projetos sociais, desenvolvemos em nossos alunos os seguintes valores:

• Felicidade                        • Interdependência                     • Justiça
• Protagonismo                  • Resiliência                                   • Simplicidade
• Curiosidade

Propostas e Diferenciais

• Formar um cidadão completo;
• Cuidar da saúde emocional e formação de valores dos nossos alunos;
• Aprimorar as habilidades socioemocionais para otimizar o rendimento pedagógico.

Propostas e Diferenciais

• Projeto literário;                                           • Projeto mérito;
• Mostra cultural;                                           • Projeto Inspirar;
• Aulas de campo;                                       • Olimpíadas do conhecimento;
• Projetos sociais e solidários;                      • Semana desportiva;

Novidades

Atividade de Halloween ensina e diverte alunos da sede Hauer

No dia 31 de outubro, quinta-feira, os alunos da sede Hauer do Colégio Acesso aproveitaram uma divertida atividade sobre o Halloween….

Alunos da sede Campo Largo aproveitam atividade de Halloween

No dia 31 de outubro, quinta-feira, os alunos do Colégio Acesso Campo Largo aproveitaram uma atividade sobre o Halloween. Alunos, professores…

Jogo de Tabuleiro ensina regras de uso de crase para alunos da 2ª série de Fazenda Rio Grande

Durante uma atividade prática na aula de Português Os alunos da 2ª série do Colégio Acesso de Fazenda Rio Grande aprenderam…