CORREÇÃO PROVA UFPR 2021

O time de professores do Colégio Acesso está corrigindo as questões da prova de vestibular da UFPR em tempo real. A página será atualizada à medida que as questões forem respondidas pelos professores.


Além disso, você também pode conferir os comentários do nosso time sobre o tema da redação no áudio abaixo.

01 –
According to the text, it is correct to say that in the province of Nova Scotia.
a) More people were rescued from opioid overdoses in 2018 than in the following year. (Falso – Na primeira linha do texto os dados apresentados demonstram quem em 2018, 165 pessoas foram salvas e em 2019, 188 pessoas foram salvas.)
b) Paramedics have been administering naxolone to make people who use drugs get rid of their addiction. (Falso – O uso de naxolone, substância que combate o quadro de overdose, não faz com que a pessoa acometida de uma overdose deixe de usar drogas ou abandone o vício. A alternativa usou a expressão “get rid of” que significa “se livrar” para tentar confundir o candidato.)
c) Emergency Health Services (EHS) have to attend everyday occurrences to help people during a cocaine overdose. (Falso – Em nenhum momento ele fala sobre overdose de cocaina.)
d) The number of people who has been saved from opioid overdoses has been recorded until the middle of 2020. (Verdadeira – Podemos encontrar esta informação no primeiro parágrafo do texto. “Paramedics in Nova Scotia used naloxone to save 165 people from opioid overdoses in 2018 and 188 people in 2019. In 2020, 102 people were saved as of July 31.”)
e) Drugstores are encouraged by medical services to sell naloxone for people who are drug addicts. (Falsa – No texto não diz sobre vender o medicamento. “…the Nova Scotia government made kits with the drug available for free at pharmacies”.
Gabarito: D

02 –
Based on the text, it is correct to say that Matthew Bonn:
a) has been saved from an overdose eight years ago. (Falsa. O trecho “Eight years ago, Matthew Bonn watched his friend turn blue and decome deathly quiet as fentanyl flooded his body.” relata que Matthew não sofreu uma overdose oito anos atrás, e sim viu seu amigo sofrendo os efeitos de uma.)
b) did all sorts of things to recover several people from overdoses. (Verdadeira. O trecho “Over the years, he tried more dangerous ways to snap people out of an overdose.” nos dá a entender que ele tentou ajudar várias pessoas e de maneiras diversas. O que é confirmado depois com alguns exemplos.)
c) supports the idea that everyone should be away from all types of drugs. (Falsa. Em “Matthew Bonn is program co-ordinator with the Canadian Association of People Who Use Drugs, and a current drug user himself.” somos informados somente que o próprio Matthew é um usuário e que ele integra um grupo que auxilia pessoas que utilizam drogas. O texto não traz nenhuma afirmação de que ele é contra todos os tipos de drogas. Além disso, a própria naloxona é também é uma droga.)
d) became involved in a fight to save a friend who was dying. (Falsa. Esta alternativa dá a entender que Bonn entrou numa luta/briga. Porém, em ”That was the first time Bonn fought to keep someone alive during an overdose” o verbo “fought” é utilizado para dizer que ele lutou PARA manter alguém vivo, ou seja, fez todo o possível naquela situação.)
e) decided to become a paramedic in order to save lives in Halifax. (Falsa. O texto nos relata que Bonn já tentou salvar várias pessoas de overdoses e que integra um grupo de auxílio a usuários de drogas. Em nenhum momento é dito que ele deseja ser paramédico.)
Gabarito: B

03 –
In the text, the underlined and in bold type word “this” refers, among other things, to the act of:
a) throwing people in bathtubs. (Verdadeira. O “this” é utilizado para se referir a uma coisa ou situação específica que acabamos de mencionar. Com isso em mente e observando o parágrafo logo acima podemos perceber que essa ideia está presente, indo assim de encontro com o uso correto do pronome em questão como elemento coesivo.)
b) helping drug users in court. (Falsa. O parágrafo anterior não menciona nada sobre corte judiciária, que é a tradução aplicável para palavra “court”.)
c) looking for the nearest health service available (Falsa. De semelhante modo, não se pode observar essa ideia no parágrafo acima, que é o referencial quando usamos o “this” no início de um parágrafo, como observamos no texto.)
d) watching a man turn blue and die. (Falsa. Tal fato é mencionado no segundo parágrafo e o pronome “this” aparece no quarto parágrafo, desse modo fica inviável que o pronome reitere uma informação que está tão distante, pois, como se sabe, o “this” é utilizado para se referir a uma coisa ou situação específica que acabamos de mencionar.)
e) hiding cocaine from drug users. (Falsa. Essa alternativa comenta sobre o ato de esconder a cocaína dos usuários, porém no parágrafo de referência percebe-se a ideia contrária, inviabilizando assim que essa resposta esteja correta.)
Gabarito: A

04 –
In the text, the word “whether” underlined and in bold type can be replaced without losing its meaning by:
a) in addition, (Falsa) in addition é uma conjunção de adição (além de), e no texto a idéia é de dar uma opção – whether (se).
b) besides, (falsa) besides também é uma conjunção de adição (além disso).
c) either (Verdadeira) either significa (ou) e é uma paired conjunction que combina com OR, e dá a idéia de opção.
d) nevertheless (Falsa), essa conjunção da idéia de contraste. (mesmo assim)
e) otherwise (Falsa) essa conjunção também da idéia de oposição (do contrário) (contrast).
Gabarito: C

ComentárioJaime Marinero
Como já era de se esperar houve apenas 1 texto, tranquilo para os candidatos, validando assim o exposto há anos por nós, língua espanhola, uma prova bastante acessível aos candidatos.

01 –
a) FALSA. O texto não faz essa referência.
b) FALSA. Não há referência a número insuficiente de socorristas.
c) FALSA. O vocábulo “valoración”, invalida esta alternativa.
d) VERDADEIRA. O trecho “… haciendo que ellas se cubran las estamos culpabilizando…”, corrobora esta alternativa.
e) FALSA. As redes sociais mostram os corpos dessas socorristas mas não incitam sua exposição.
Gabarito: D

02 –
a) FALSA. Não se cita essa informação no texto.
b) VERDADEIRA. O trecho “…la solución que ha encontrado el Ayuntamiento de Gijón para atajar la polémica…”, valida esta alternativa.
c) FALSA. Essa decisão não foi tomada pelas socorristas.
d) FALSA. Carme Chaparro é a autora do artigo.
e) FALSA. As redes sociais não tomaram essa decisão.
Gabarito: B

ComentárioAndrea Lopes Moscardini
Infeliz a escolha do primeiro texto, apesar de trazer um tema relevante como é o sexismo, traz uma linguagem um tanto rasa para uma prova de vestibular.
Prova que não contempla os alunos que, de fato, se preparam durante mais de um ano para realizá-la. Nenhum assunto gramatical e a questão que trouxe uma expressão é questionável, pois o enunciado não deixa claro se quer a tradução da expressão utilizada ou simplesmente o sentido literal.

03 –
A) VERDADEIRA. Terão dificuldades para nadar e resgatar pessoas usando um traje que não é próprio para a função.
B) FALSA. O que causava comentários ordinários por parte dos homens era o fato de que as socorristas usavam trajes de banho.
C) FALSA. Não evidencia a boa forma das socorristas, infere-se que as calças servirão para que nada disso se destaque.
D) FALSA. As fotos que iam para as redes sociais eram das socorristas em traje de banho.
E) FALSA. Foi a prefeitura de Gijón que fez o pedido da troca das vestimentas.
Gabarito: A

04 –
A) FALSA. A frase está escrita em registro informal, justifica-se em: “t´ácuerdas 2ª pessoa- tú
B) VERDADEIRA. A palavra camarero significa em português garçon e viejo, velho.
C) FALSA. A expressão não significa solteirão que vive em outro lugar.
D) FALSA. Não há nada na frase que denote que a pessoa não está segura do que diz.
*E) FALSA. Existe a expressão “viejo verde” que significa velho tarado em português, porém não temos maiores informações de contexto.
Gabarito: B

*Alternativa E passível de recurso.
A resolução da questão 4 de Espanhol é passível de recurso pois “mozo viejo” pode significar solteirão desde que fique claro o contexto.
Nas variações de língua espanhola como Espanha, El Salvador, Perú e Argentina “mozo viejo” significa garçom velho, o enunciado oferecido pela questão 4 não deixa claro que não deve ser a tradução literal a identificada como alternativa correta, desta forma, descontextualizada, temos mais de uma alternativa que podemos assinalar.
Não há um contexto que invalide outra opção de resposta além da dada como correta pela UFPR.
As informações acima confirmam-se no link https://dle.rae.es/mozo?m=form

Correção realizada pelas professoras Tatiane Cristina Cortizo Penelas e Virginie Pierin Isber

ComentárioA gramática foi bastante contemplada na prova e apenas uma questão de interpretação de texto, no entanto, de modo geral, a prova estava acessível e contemplou plenamente tudo que foi abordado nas aulas de Língua Portuguesa.

05 –
A questão exigiu conhecimento de pontuação e leitura do texto. As aspas no uso de “McDonaldização” e também em “grande aceleração” deram-se devido a um processo híbrido e ao neologismo (concepção autoral/opinião do autor), respectivamente.
Gabarito: E

06 –
O texto aborda acerca da globalização e também a intensidade (marcada a partir do final do século XIX) nos processos de mudanças bem como a interação internacional, contudo não é possível compreender que, segundo o texto, a opinião do autor é diferente, então não é compartilhada.
Gabarito: A

07 –
O período “Em alguns aspectos, nossa época é realmente única, mas assim o foram outras gerações e outros séculos” pode ser interpretado como uma oposição, uma vez que nossa época é indubitavelmente = realmente única, contudo outras também foram.
Gabarito: A

08 –
As expressões “se definirmos” e “então é necessário” articulam as orações expressando, respectivamente, hipótese e conclusão.
Gabarito: C

09 –
Em “McDonaldização”, a figura de linguagem encontrada é uma metáfora da capilarização das empresas multinacionais (globalização/expansão econômica -> ele cita o McDonalds), lembra, por exemplo, a metáfora “uberização”.
Gabarito: B

10 –
No início de um período na linha 3, vemos claramente a necessidade de um elemento coesivo alternativo – “por outro lado”.
Gabarito: D

11 –
Em relação ao sentido de algumas palavras, é possível verificar que:
*Na linha 7, “engraçadinho” NÃO se refere a David Lynch.
*Na linha 10, Ginia Bollafante NÃO é a velha que resmunga.
*Na linha 12, “um deus maior do Parnaso” faz SIM referência ao diretor…
Gabarito: B

12 –
Questão de correlação verbal, nas primeiras lacunas, os verbos “souber” e “precisar” precisam ser conjugados no PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO e o verbo “ter” no futuro do pretérito do indicativo.
Gabarito: C

Comentário – A equipe de Literatura do Acesso acredita que a prova em geral estava fácil, a questão mais trabalhosa foi a do livro Sagarana que exigia do candidato não só a leitura, mas uma revisão minuciosa dos enredos.

13 –
a) Incorreta – O assassinato não faz parte do enredo.
b) Correta.
c) Incorreta – O crime não acontece no enredo; Badu é um sobrevivente.
d) Incorreta – O personagem morre em um duelo.
e) Incorreta – Ele tem o corpo fechado um pouco antes do duelo.
Gabarito: B

14 –
a) Incorreta – O enredo inicia-se com Amâncio jovem já no Rio de Janeiro.
b) Incorreta – Não existe essa descrição minuciosa da construção e do apogeu da casa.
c) Correta – Amâncio vai ao Rio de Janeiro para estudar, no entanto o estudo fica em segundo plano.
d) Incorreta – Há a trajetória das mucamas e escravos no enredo, no entanto, a passagem do tempo não acaba sendo documentada por tal feito, o que não constitui como marca essencial da narrativa.
e) Incorreta – As histórias são interligadas, ou pelo menos não tão independentes. Além disso, trata-se do gênero romance.
Gabarito: C

15 –

I – Correta.
II – Correta.
III – Correta.
IV – Ele se sente completamente deslocado, ou com um sentimento de humilhação no centro da cidade.
Gabarito: D

16 –
a) Correta.
b) Incorreta – A obra é feita de lacunas.
c) Incorreta – A obra foca nos dramas familiares, já a questão regionalista e social não é o centro do enredo desse romance contemporâneo.
d) Incorreta – Apesar das diferenças religiosas, há certa tolerância entre os membros da família.
e) Incorreta – O apelo exótico não existe, e o espaço do romance não se afasta do meio urbano de Manaus.
Gabarito: A

17 –
a) FALSA – O Plano Collor até chegou a propor um imposto sobre grandes fortunas, mas essa proposta não retirou o apoio inicial das elites financeiras a proposta, vale ressaltar também que a afirmativa faz uso do termo “pesada” para se referir a taxação, mas não deixa claro o que seria uma “taxação pesada” ou uma “taxação leve”, faltam elementos de comparação.
b) FALSA – O Plano Collor se caracterizou na ala liberal da economia ou neoliberal como mais comumente se refere a ele e tal ideologia não prevê reestatização de empresas e tais reestatizações, por consequência, não ocorreram.
c) FALSA – Essa alterativa apresenta várias informações erradas, entre elas um congelamento oriundo desde o fim do regime militar e um descongelamento de preços proposto pelo Plano Collor e na realidade uma das medidas de tal plano era o congelamento de preços e salários.
d) VERDADEIRA – Informações corretas.
e) FALSA – O Plano Collor não buscou a paridade do Cruzeiro ao Dólar, essa afirmativa busca causar confusão no vestibulando trazendo uma paridade que foi buscada pelo Plano Real.
Gabarito: D

18 –
Sobre a Grécia Antiga: A questão trata de uma política adotada em Atenas durante o período da “Democracia Ateniense”, em especial sobre o Ostracismo.
Ostracismo: consistia numa escolha feita pelos cidadãos que marcavam individualmente em uma pedra, o nome do cidadão que queriam banir por anos (dez anos) e que nesse tempo perdia seus direitos políticos.
a) INCORRETA, pois a sociedade micênica prosperou durante o período arcaico, após a invasão a ilha de Creta absorvendo parte da sua cultura, até sua sociedade ser invadida por outros povos a partir do século XI a.C.
b) INCORRETA, pois na sociedade e política ateniense, em especial na Democracia os estrangeiros não tinham nenhuma participação nas discussões, ficando a cargo da aristocracia.
c) CORRETA, pois na democracia e principalmente durante o governo de Clistenes, os considerados “cidadãos”, detinham maior autonomia, bem como o direito de banir por exemplo ex-tiranos.
d) INCORRETA, pois a questão comenta sobre a democracia ateniense, e não com Esparta, lembrando que na sociedade espartana o poder político era uma diarquia militar.
e) INCORRETA, pois o período da Tirania governado por oligarquias é arcaico ateniense.
Gabarito: C

19 –
a) FALSA – A Conjuração Minera não foi consensual em relação a abolição da escravidão e tendia em caso de uma efetiva independência em Minas Gerais a manter a escravidão, logo abolição não é uma semelhança entre as duas conjurações.
b) FALSA – A Conjuração Baiana tendia ao republicanismo diferente do apontado por essa alternativa.
c) FALSA – Dentre as informações erradas dessa alternativa temos a afirmação de que a Conjuração Baiana buscava industrializar o Brasil com apoio de Marques de Pombal, mas tal Marques já era falecido desde 1782 e não teve nenhuma participação intelectual em tal movimento ocorrido na Bahia apenas em 1798.
d) FALSA – Essa alternativa afirma que as revoltas separatistas em questão buscaram apoios em outros movimentos separatistas da América Ibérica, informação essa que já não é correta, e ainda aponta que mineiros teriam recebido apoio de Bolívar e baianos recebido apoio dos haitianos, mas esses supostos auxiliares só se rebelaram anos após tais eventos terem ocorrido no Brasil.
e) VERDADEIRA – Informações corretas.
Gabarito: E

20 –
A questão sobre “memória” mistura alguns elementos: historiografia, ao tratar do conceito de memória segundo Le Goff, História do Brasil e Geral, e também conhecimento sobre atualidades ou História recente, ao tratar de um assunto que esteve em pauta nos últimos anos, as estátuas sendo derrubadas por motivações políticas e históricas.
O trecho citado no enunciado fala sobre o conceito de memória, destacando a memória coletiva (de um povo, uma comunidade, um grupo), e que esta pode ser utilizada com determinadas motivações, como que para conseguir poder.
Afirmação 1: CORRETA. Várias estátuas foram derrubadas em 2020 devido a motivações políticas, dentre elas de Colombo, quando se questionou a presença de Colombo como uma figura de destaque pois, apesar do sucesso nas navegações, ele e outros navegadores causaram grande destruição aos povos nativos.
Afirmação 2: CORRETA. História afro-brasileira e indígena foram incorporadas há pouco no currículo escolar brasileiro, com a justificativa de que, em um país onde estes dois povos têm presença e participação tão grande, suas histórias e culturas são bastante importantes para a formação do Brasil e, consequentemente, para uma memória coletiva da nação.
Afirmação 3: INCORRETA. Essa alternativa é uma “pegadinha”. O que é afirmado aconteceu com Trotsky, e não Lênin. Trotsky teve sua memória apagada de documentos soviéticos, como as famosas adulterações de fotografias.
Gabarito: B

21 –
Sobre história dos EUA, em especial a questão histórica racial, bem como os protestos de 2020 na sociedade estadunidense.
a) INCORRETA, pois os Estados confederados eram representantes do Sul dos EUA, se destacaram a partir do século XIX, defendiam a mão de obra escrava.
b) CORRETA, pois o contexto onde se encaixam os confederados faz referência a Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão (1861-1865), onde os Estados do Sul dos Estados Unidos, chamados de confederados, defendiam a mão de obra escrava e a manutenção da escravidão, diferente do posicionamento dos Estados do Norte (União), os Estados do norte venceram a Guerra, porem os do Sul mantem até hoje algumas tradições e símbolos racistas.
c) INCORRETA, a questão dos confederados esta relacionadaa escravidão não à extermínio de judeus no século XX.
d) INCORRETA, os confederados estão inseridos no contexto da Guerra Civil Americana (1861-1865), e seus símbolos racistas na sociedade americana, não diz respeito a Guerra do Golfo, essa ultima uma guerra por questões territoriais no Oriente Médio.
e) INCORRETA, a questão faz referência aos protestos raciais, e aos símbolos dos Estados confederados (raciais), não faz menção aos povos hispano-americanos.
Gabarito: B

22 –
A questão trata sobre o movimento punk, movimento que surgiu nos EUA e Inglaterra nos anos 1970, em cada um dos países com contextos diferentes, mas em ambos tinha um tom de contestação política.
a) CORRETA. Após a Segunda Guerra Mundial, para solucionar os problemas econômicos criados pelo conflito, vários países, dentre eles a Inglaterra, promoveram o “Estado de Bem Estar Social”, em que o Estado interferia na economia, para solucionar os problemas. A Inglaterra, nos anos 1970, principalmente com o governo de Margaret Tatcher, promoveu o neoliberalismo, em que o Estado não deveria interferir na economia, indo na contramão do Estado de bem estar social. Os problemas econômicos gerados por essa política foram um dos motivos que influenciaram no surgimento do movimento punk na Inglaterra.
b) INCORRETA. O tratado criou a União Europeia apenas em 1992, e a Inglaterra deixou a UE apenas em 2020.
c) INCORRETA. Nos anos 1970 boa parte dos territórios que outrora foram colônias inglesas já haviam obtido sua independência.
d) INCORRETA. As reformas que levaram ao movimento punk foram o contrário de protecionistas, sendo ocasionadas pelo neoliberalismo, a não intervenção estatal na economia.
e) INCORRETA. “Estado de Lei e Ordem” atua nessa alternativa mais como uma pegadinha com “Estado de Bem Estar Social”.
Gabarito: A

23 –
a) Este item considera as próprias ações dos ecossistemas na sua manutenção. Quando de fato é requisitado(a) do(a) candidato(a), o item em que ações são perpetuadas pela ação humana. ALTERNATIVA INCORRETA.
b) A legislação ambiental brasileira em teoria, é umas das mais bem elaboradas em nosso planeta. O que de fato impõem demandas em sua aplicabilidade prática, são agentes componentes das mais variadas esferas de gestão. ALTERNATIVA CORRETA.
c) No que diz respeito a manutenção dos ecossistemas naturais como aponta o enunciado, proporcionar áreas de reflorestamento – (compreendendo que reflorestamento e silvicultura são conceitos diferentes, sendo um tanto quanto utilizados de maneira banalizada) -, implica aceitar que primeiro se transforma o espaço natural, para depois recuperá-lo. Bem como, esta recuperação seria passível de intervenção antrópica no desenvolvimento ecológicos dos espaços naturais, é no mínimo contraditório com o que em teria está estipulado em nossa realidade. ALTERNATIVA INCORRETA.
d) As comunidades tradicionais (etnias indígenas, quilombolas) têm uma interação diferenciada com dentro dos ecossistemas brasileiros. ALTERNATIVA INCORRETA.
e) Implementação de tecnologia na mitigação da dependência dos processos ecológicos, em linhas gerais, estaríamos atribuindo a ação natural dos ecossistemas e suas funcionabilidades ao encargo antrópico. ALTERNATIVA INCORRETA.
Gabarito: B

24 –
a) “O futebol é uma inovação peculiar que desfruta de igual grau de prestígio nos países que o recepcionaram”, na Argentina e no Brasil, por exemplo, podemos considerar esta sentença. Contudo, a mesma não se faz realidade nos EUA ou Japão. ALTERNATIVA INCORRETA.
b) Sabemos que doenças como a dengue, malária, etc. sofrem com influências climáticas, climas úmidos e quentes favorecem sua atuação. ALTERNATIVA INCORRETA.
c) O que temos acompanhado hodiernamente, no que diz respeito a transmissibilidade de costumes, modo de vida e culturas do meio rural para o meio urbano, mostra que existe uma baixa difusão entre as pessoas o que compromete as suas manutenções. ALTERNATIVA INCORRETA.
d) A propagação do islamismo não está relacionada com hierarquias dos lugares. ALTERNATIVA INCORRETA.
e) Basta pegarmos exemplos como os CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) ou a disseminação das “roupas ostentação”  do funk, para percebermos que existem estas interações nos diversos lugares, que não necessariamente estas corrente culturais surgiram. ALTERNATIVA CORRETA.
Gabarito: E

25 –
a) Pode ocasionar os processos de arenização e/ou erosão. ALTERNATIVA INCORRETA.
b) Pode ocasionar o processo de eutrofização. ALTERNATIVA INCORRETA.
c) O uso recorrente de águas dos rios em localidades onde a atividade agrícola está presente – (com excesso em demasia de sais provenientes de adubos químicos) – ou solos com uma concentração natural de sais minerais, onde a presença de água da irrigação eleva suas concentrações na superfície, podem promover o processo de salinização. ALTERNATIVA CORRETA.
d) Pode ocasionar os processos de erosão e assoreamento. ALTERNATIVA INCORRETA.
e) Pode ocasionar os processos de erosão, desertificação e arenização. ALTERNATIVA INCORRETA.
Gabarito: C

26 –
a) As isolinhas vão marcar nas cartas topográficas os níveis altimétricos do relevo natural, transpassado em sua representação gráfica no papel. ALTERNATIVA CORRETA.
b) Estreitamente espaçadas representam encostas íngremes e não encostas suaves. ALTERNATIVA INCORRETA.
c) Amplamente espaçadas representam encostas suaves e não encostas íngremes. ALTERNATIVA INCORRETA.
d) As isolinhas não são abertas pois irão representar as cotas altimétricas do relevo representado. ALTERNATIVA INCORRETA.
e) As isolinhas nunca se dividem, se cruzam ou se interceptam. ALTERNATIVA INCORRETA.
Gabarito: A

27 –
1 – Como em qualquer atividade comercial, para o vendedor se faz necessário conhecer sua clientela e acompanhar suas demandas. E no caso de nosso país, investir em infraestrutura (ampliação de ferrovias, hidrovias) faz com que nossa competitividade aumente. ITEM CORRETO.
2 – De fato commodities como soja, milho, arroz e trigo fazem parte da alimentação básica chinesa, sendo o Brasil um dos maiores exportadores destes itens, o agronegócio nacional é extremamente beneficiado. ITEM CORRETO.
3 – Dentro do território chinês temos o Deserto de Gobi, o Planalto do Tibet, A Cordilheira do Himalaia que se configuram como impeditivos físicos para a expansão da agricultura. O clima nas regiões nordeste e sudoeste também são pouco favoráveis para esta atividade. ITEM CORRETO.
4 – Se lembrarmos do BRICS e suas frentes/câmaras de cooperação que envolvem agricultura (comércio), ciência, saúde, segurança esta parceria se mantém minimamente consolidada. ITEM CORRETO.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Gabarito: E

28 –
a) O processo de inversão térmica se dá em função, da dinâmica atmosférica de troca do ar mais quente próximo da superfície terrestre com o ar mais frio nas camadas mais elevadas da troposfera a grosso modo. E pode ser impactado pela quantidade de ar particulado poluído presente na atmosfera. ALTERNATIVA INCORRETA.
b) O efeito estufa fenômeno que ocorre de maneira natural em nosso planeta, que têm como uma de suas funcionalidades manter as temperaturas naturais de nosso planeta para o desenvolvimento da vida terrestre. ALTERNATIVA INCORRETA.
c) A ocorrência deste fenômeno está atrelada as interações de massas de ar quente e sistemas de alta pressão terrestre e atmosférico, ocorrendo em grandes extensões territoriais, não apenas restrita a uma determinada área urbana. ALTERNATIVA INCORRETA.
d) Termo de origem inglesa que faz a junção das palavras smoke (fumaça) + fog (névoa), que daria uma conotação de “nevoeiro de fumaça”. ALTERNATIVA INCORRETA.
e) A composição básica de centros urbanos galgada no concreto, aço e asfalto com uma baixa disponibilidade de áreas de absorção da radiação solar, promove a ocorrência do efeito das ilhas de calor. ALTERNATIVA CORRETA.
Gabarito: E

Prova comentada pelos professores Thiago Zeni, Giovani Miranda, Cíntia Lopes e Ivo Lessa.

29 – GENÉTICA MOLECULAR
1. Correta. Como no enunciado afirma-se que a região da inserção é transcrita junto com a região codificadora, isso significa que a tradução do RNAm ocorrerá, com a formação de uma enzima não funcional pela mudança provocada na sequência de códons.
2. Incorreta. De acordo com o texto a transcrição ocorre mesmo com a mutação. Desta maneira não podemos afirmar que a tradução do trecho mutante será bloqueada.
3. Incorreta. Não é possível afirmar que ocorre bloqueio da tradução do trecho mutado.
4. Correta. Na heterozigose da ervilha o alelo recessivo não é silenciado. O que ocorre é uma menor produção da enzima funcional, mas suficiente para catalisar as necessidades fisiológicas do organismo.
Gabarito: C

30 – FISIOLOGIA ANIMAL E VEGETAL
a) Incorreta. Nos cactos as folhas são reduzidas a espinhos para diminuir a perda de água em meio terrestre árido.
b) Incorreta. Os anfíbios adultos apresentam respiração pulmonar e cutânea e não apresentam anexos durante o desenvolvimento embrionário.
c) Incorreta. Raízes respiratórias são típicas de plantas de mangue em que o solo se encontra submerso boa parte do tempo e com escassez de oxigênio.
d) Incorreta. sacos aéreos estão presentes nas aves.
e) Correta. Ovo com casca, âmnio, saco vitelínico, cório e alantoide promoveu suporte ao embrião de répteis, aves e mamíferos, possibilitando um melhor desenvolvimento embrionário, principalmente no meio terrestre.
Gabarito: E

31 – ECOLOGIA | Relações ecológicas
De acordo com o texto, a mosca-branca produz uma substância (a melada) que beneficia as formigas e ao mesmo tempo as formigas protegem as moscas. Neste caso temos uma relação de protocooperação ou mutualismo não obrigatório (+;+).
As abelhas também têm interesse na melada, obtendo benefício, mas não oferecem a proteção às moscas. Aqui podemos citar uma relação de comensalismo (+;0).
Abelhas e formigas competem pela melada. Relação de competição interespecífica (-;-).
Gabarito: B

32 – ECOLOGIA | Ciclos biogeoquímicos
a) Correta. Feijão, soja e ervilha são plantas leguminosas que possuem bactérias fixadoras de nitrogênio em suas raízes (bacteriorriza).
b) Incorreta. O aquecimento global é decorrente do agravamento do Efeito Estufa devido ao aumento nas emissões de gases de Efeito Estufa – GEE (CO2; CH4; N2O principalmente)
c) Incorreta. As cianobactérias convertem substâncias inorgânicas em matéria orgânica através da fotossíntese.
d) Incorreta. A principal forma de conversão do Nitrogênio atmosférico no solo ou na água é através da fixação realizada por bactérias livres no solo ou associada as raízes de leguminosas. As plantas não conseguem fixar nitrogênio diretamente através da fotossíntese.
e) Incorreta. A preservação das florestas contribui para a diminuição do efeito estufa, pois garante a captura de COatravés da fotossíntese.
Gabarito: A

33 – IMUNOLOGIA
a) Correta. A vacina que utiliza o vírus inativo consiste na introdução de todo o agente patogênico no organismo, capaz de induzir o corpo a gerar uma resposta imune primária e criar células de memória, mas incapaz de causar a doença.
b) Incorreta. Como o vírus está inativo ele é incapaz de se replicar.
c) Incorreta. O vírus possui moléculas denominadas antígenos que estimulam o nosso corpo a produzir proteínas específicas para neutralizá-lo – os anticorpos ou imunoglobulinas.
d) Incorreta. Anticorpo é a proteína que nosso corpo produz para inativas o antígeno.
e) Incorreta. Vacinas mais modernas apresentam apenas a região codificadora do antígeno do material genético do vírus. Vacina com o vírus atenuado possui toda a estrutura do patógeno, porém incapaz de levar ao surgimento da doença por estar enfraquecido.
Gabarito: A

34 – EVOLUÇÃO
a) Incorreta. As mutações são espontâneas, não ocorrendo para garantir a sobrevivência e adaptação necessariamente.
b) Incorreta. Na convergência evolutiva, seres que não apresentam o mesmo ancestral evoluem e apresentam a mesma adaptação para determinado ambiente ou modo de vida.
c) Incorreta. Na irradiação adaptativa, seres evoluem a partir de um ancestral comum apresentando adaptações para determinado ambiente e hábito. Pode ocorrer por isolamento geográfico e reprodutivo, seleção natural, mutações e recombinações, não necessariamente através do aumento da taxa de mutações.
d) Incorreta. O exemplo dos tentilhões é um caso de irradiação adaptativa como já mencionado.
e) Correta.
Gabarito: E

35 – No sistema internacional de unidades o metro é a unidade de comprimento.
Gabarito: B

36 –

37 –

38 –

39 –

40 –

41 –
a) INCORRETA. Locke objetiva a certeza, mas se indaga sobre como se pode ter certeza a partir de uma sensação.
b) INCORRETA. O entendimento a partir da visão de Locke passa a ser limitado pelas experiências.
c) CORRETA. A obra “Ensaio sobre o entendimento humano” de Locke trata da fonte das ideias. Diferente dos racionalistas que defendiam o inatismo, Locke apresentava que as ideias eram originárias das experiências, o empirismo. Na obra, o autor investiga como os sentidos (processos físicos) são recebidos pela razão.
d) INCORRETA. As opiniões recebidas não são abandonadas, e sim, entendidas como resultantes da experiência.
e) INCORRETA. A busca por critérios de verdade pode ser considerada na investigação de Locke, contudo, esse não é o objetivo central da obra. Outros autores como Francis Bacon e Kant se propuseram a desenvolver métodos adequados para o estabelecimento de critérios de verdade.
Gabarito: C

42 –
a) INCORRETA. O trabalho dos poetas promove a aproximação com as sensações que são enganosas.
b) INCORRETA. Os poetas são acusados de imitar e promover sensações que ludibriam a razão.
c) INCORRETA. A poesia é criticada por Platão enquanto forma de educação.
d) CORRETA. O Livro X da obra A República versa sobre a educação do homem grego a partir de obras poéticas e artísticas. Platão, no entanto, vê a formação fornecida pelos poetas como enganosa, pois, na arte a realidade surge como imitação afastando os jovens do mundo inteligível ao preferir uma cópia imperfeita das sensações.
e) INCORRETA. A poesia não é considerada forma de conhecimento para Platão.
Gabarito: D

43 –
Afirmativa 1 – CORRETA. Heráclito de Éfeso – o filósofo do devir – aponta que a lei que rege o mundo é a mudança.
Afirmativa 2 – CORRETA. Conforme o texto indica logo no início sobre a limitação da “nossa curta vista” para compreender a essência das coisas.
Afirmativa 3 – INCORRETA. Heráclito defende que a essência das coisas é o devir (o vir a ser).
Afirmativa 4 – INCORRETA. O vir a ser é a essência. As sensações, no entanto, sugerem a estagnação e a imutabilidade.
Resposta: Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Gabarito: B

44 –
a) CORRETA. Hannah Arendt compreende que os homens possuem três esferas de existência: a vida biológica, a vida produtiva (trabalho) e a vida ativa. Na Grécia Antiga havia uma rígida separação entre a vida pública associada à participação política e a vida privada. Contudo, o mundo moderno tornou a condição humana biológica e produtiva em tema de público, uma biopolítica para lembrar Foucault. A vida ativa é submetida à exploração econômica tornando o ser humano alienado.
b) INCORRETA. O comando da questão pede uma explicação para o fenômeno, ou seja, uma causa. A alternativa B sugere uma consequência.
c) INCORRETA. Embora possa ser relacionado com outros trechos da obra não condiz com a origem do biopoder.
d) INCORRETA. A privacidade de fato é invadida pelas políticas de poder e necessidade de trabalho, porém, trata-se de uma consequência do processo e não da explicação (origem).
e) INCORRETA. A Grécia Antiga – tema que Arendt era especialista – possuía plena participação para os cidadãos, ao contrário da vida moderna.
Gabarito: A

Comentário Geral da Prova feito pela equipe de Matemática
Mantendo a tradição, a prova contemplou o que acreditamos ser necessário para a avaliação dentro deste novo cenário ao qual estamos passando.
Parabenizamos à equipe organizadora, que demonstrou a preocupação em valorizar o nosso aluno, que se preparou para a prova, com uma boa seleção de questões de nível fácil, médio e difícil.


45-

46 –

47 –

48 –

49 –

50 –

Correção realizada pelos professores Jamal, Siddhartha e Sidnei.
51 –
O subproduto citado apresenta fórmula química CaCO3(s). Seu nome recomendado pela IUPAC é carbonato de cálcio.
Gabarito: B

52 –

53 –

54 –
A baixa solubilidade é gerada pela presença de cadeias de hidrocarbonetos.
Gabarito: D

55 –

56 –
A cadeia apresentada (geosmina) apresenta três carbonos quirais diferentes. Assim, podemos concluir que o total de enantiômeros que o composto apresenta são 8 divididos em 4 pares.
Total de enantiômeros: 23 = 8.
Lembrando que enantiômeros são estruturas que correspondem à imagem do outro no espelho e não são sobreponíveis.
Agora, devemos considerar que o texto menciona o seguinte comando: “quantos enantiômeros a estrutura mostrada possui, ou seja, a cadeia apresentada, na questão, é UM ENANTIÔMERO de um par, ou seja, ela possui apenas mais um enantiômero com relação a ela. Os outros 6 compostos são diastereoisômeros com relação ao composto apresentado na questão.
Gabarito: B

Correção realizada pela professora Livia Melo

57 –
A questão aborda as perspectivas e problemáticas acerca da cultura em relação ao individuo e a sociedade, perspectivas que são apresentadas por Roque Laraia, no livro Cultura: um conceito antropológico.
Corretas:
Afirmação 1: a cultura é transmitida através do processo de endoculturação, no qual as características culturais como valores, normas, costumes são interiorizadas pelos indivíduos, influenciando na forma que interpretamos o mundo e a realidade.
Afirmação 3: o etnocentrismo é um fenômeno de tendência universal, já que os valores culturais são a base para interpretarmos o mundo o que gera o estranhamento em relação a outras culturas e o uso dos nossos aspectos culturais como parâmetro para compreender o outro e definir o que é correto ou errado, o que é racional e o que é irracional.
Erradas:
Afirmação 2: O sistema cultural se refere as construções materiais e imateriais, língua, costumes, tradições, valores, normas, etc… Mesmo com os processos de mudanças, aspectos tende a permanecer e ser preservado, já que essa preservação é necessária para garantia da memória, da história, da identidade e o sentimento de pertencimento do grupo. Essa realidade é perceptível ao abordar os povos originários, que preservam sua língua, seus valores e saberes.
Afirmação 4: Os sistemas culturais são dinâmicos, seja em uma sociedade complexa ou em uma sociedade tradicional.
Gabarito: B

58 –
Diferente do significado difundido pelo senso comum, a cordialidade apresentada por Sérgio Buarque de Holanda, tem por definição apresentar a dificuldade do brasileiro em separar o público do privado, e manter as relações impessoais principalmente em relação ao Estado, e como a formação através da família patriarcal foi uma das influências para esse personalismo.
Gabarito: D

59 –
O conceito de raça se mantém na sociologia com o objetivo de compreender o processo de racialização, no qual as características físicas são percebidas socialmente e usadas para classificar grupos sociais, influenciando as realidades sociais e as oportunidades na vida cotidiana.
Gabarito: A

60 –
O texto aborda a problemática de gênero e desigualdade de gênero no mercado de trabalho e como diversos mecanismos criados no decorrer do século XX mantiveram e perpetuaram essa realidade como leis que tendiam a ampliar e aprofundar essa divisão sexual do trabalho.
Gabarito: E